O ambientalista gaúcho José Lutzenberger receberá uma homenagem na Virada Sustentável 2022, que chega à sétima edição em Porto Alegre. Ele será retratado em um mural de 50 metros de altura, pelo artista Kelvin Koubik, no prédio do IPE, na Avenida Borges de Medeiros. A inauguração está prevista para 17 de novembro, durante o evento (saiba mais sobre a iniciativa no fim do texto).
Além de valorizar a luta de Lutz pela preservação ambiental, o ato marcará os 20 anos da morte dele, que também foi agrônomo, escritor, filósofo e paisagista.
A imagem vai mostrá-lo em primeiro plano, interagindo com um cardeal do sul, pássaro típico da região. Na proposta, Koubik (saiba mais sobre ele abaixo) buscou representar o cuidado, respeito e curiosidade do ambientalista em relação à natureza.
Apesar de ser um ativista ambiental global, Lutz dedicou boa parte da vida à conservação da Amazônia e à defesa da Mata Atlântica. Foi um dos principais incentivadores da criação dos parques Delta do Jacuí e de Itapuã no RS e deu nome ao Parque Estadual da Guarita, em Torres.
Por isso, a obra trará o ícone rodeado de bromélias e de outras plantas de ambientes florestais. Uma perereca, borboletas e abelhas darão uma perspectiva biodiversa ao trabalho. Para finalizar, a paleta de cores vai dialogar com os tons presentes na natureza - verdes, azuis e terrosos.
A intenção do Mural Lutz - como está sendo chamado - é destacar o trabalho e a vida desse gaúcho, para que a cidade reconheça cada vez mais sua história e se inspire no seu legado.
O projeto é financiado pelo Pró-Cultura RS, com apoio da prefeitura, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Gaia e patrocínio de CEEE Equatorial, Sulgás e Tintas Renner.
Sobre Kelvin Koubik
Kelvin Koubik é natural de Porto Alegre. Iniciou a trajetória em arte urbana aos 13 anos, com a grafitagem. Sete anos depois, ingressou no Instituto de Artes da UFRGS, onde estudou pintura e desenho e se formou.
Muralista contextual, Koubik procura entender o local onde irá trabalhar para criar propostas específicas para o ambiente, sempre com um olhar atento às questões sociais e ambientais. Já trabalhou com diferentes agências, escritórios de arquitetura e marcas como Starbucks, Google, O Boticário, Sesi, Senai, Hospital Moinhos de Vento, Aliança Francesa, entre outras.
Desde 2014, tem um ateliê no Vila Flores, na Capital.
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em Porto Alegre, chega à sétima edição de 11 a 27 novembro. Saiba mais no site viradasustentavel.org.br/cidade/porto-alegre.
O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. A cada ano são oferecidas dezenas de atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas.