A Mostra Sesi Com@Ciência promete reunir 20 mil pessoas no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), para debater um tema que deveria ser a pauta número um nas eleições: as transformações na educação.
O evento terá palestrantes do porte do escritor moçambicano Mia Couto e do filósofo colombiano Bernardo Toro. A última edição presencial foi em 2019, por isso a expectativa em relação ao novo encontro é grande.
Além das palestras e de uma série de oficinas para estudantes e professores (sobre temas como gamificação, storytelling e astronomia), o ponto alto do evento será a apresentação de 175 projetos especiais. Trata-se de trabalhos criados por alunos das escolas de Ensino Médio do Sesi-RS, das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do programa de contraturno - um sopro de esperança para quem acredita na força do ensino como agente de transformação.
As inscrições podem ser feitas pelo site sesicomciencia.com.br. Lá você também encontra todos os detalhes sobre a programação.
As escolas do Sesi
A primeira escola de Ensino Médio do Sesi-RS surgiu em 2014, em Pelotas, e, desde então, o modelo vem chamando atenção pelos resultados. Isso levou ao anúncio, em maio deste ano, de um investimento de R$ 300 milhões das indústrias gaúchas, por meio da Fiergs, em seis novas instituições do tipo e na criação de um instituto de formação de professores. Até 2027, o Sesi no RS terá 11 escolas de Ensino Médio em tempo integral.