Agora é oficial: uma lei municipal instituiu o sabre e o espumante como objetos-símbolos de Garibaldi, que já prepara a Fenachamp 2022. O evento terá mais uma edição do tradicional “sabrage” coletivo, em 8 de outubro.
Sabrage é um termo que designa um método especial para abrir garrafas de espumante ou champanhe, geralmente em celebrações. Consiste em usar um sabre para expulsar a rolha e o vidro do gargalo, com um único golpe.
— Garibaldi está no Guiness Book pelo maior sabrage já realizado e, a cada ano, esse número é superado na Fenachamp — destaca o prefeito Sérgio Chesini.
Só na edição deste ano, já há 430 inscritos na atividade.
Depois de ter sido transferida em 2021 devido às restrições impostas pela pandemia, a festa volta ao Parque da Fenachamp neste ano, de 6 a 30 de outubro, com o propósito de celebrar o melhor momento da história para os espumantes brasileiros.
No local, o visitante terá à sua disposição mais de cem rótulos diferentes - brut, moscatel, demi-sec, nature - e também poderá conhecer as vinícolas responsáveis por mais de 90% dos espumantes elaborados no Brasil.
Garibaldi e o espumante
O município da Serra gaúcha é reconhecido como a Capital Brasileira do Espumante, devido ao pioneirismo na elaboração da bebida. De 1913 - ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro em solo garibaldense - até os dias de hoje, a cidade vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país.