É triste, mas a iluminação cênica no monumento do Tambor, na Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, já sofreu com a ação de criminosos. O ato ocorreu uma semana após a instalação das luzes especiais pela concessionária IPSUL, conforme a coluna mostrou em primeira mão no último dia 27.
Na tentativa de evitar problemas, a empresa havia protegido as luminárias com caixas de concreto, grade e cadeado. Não foi suficiente.
Por e-mail, a leitora Rejane Klaes informou à coluna ter deparado, na manhã desta quarta-feira (3), com dois dos três equipamentos destroçados. Fui até o local e confirmei o dano: ao redor da escultura, somente uma caixa permanecia intacta até o início da tarde.
Procurada pela coluna, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos emitiu nota (leia abaixo) lamentando o ocorrido e informando que a IPSUL já está providenciando o reparo. Agora é ficar de olho e torcer para o ataque que não se repita. Lamentável.
Leia a nota da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos na íntegra
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) constatou o furto de parte da iluminação cênica no monumento do tambor na praça Brigadeiro Sampaio. Os dispositivos foram instalados na semana passada em caixas de concreto, grade e cadeado.
A concessionária Ipsul programa os reparos e estuda nova estrutura para embelezar novamente o local.
A Guarda Municipal irá intensificar o patrulhamento na praça e nos demais pontos que receberam a iluminação cênica na capital. A segurança será reforçada com maior patrulhamento realizado por viaturas.
A iluminação cênica faz parte do plano de modernização da iluminação pública de Porto Alegre e irá contemplar 55 monumentos ou pontos históricos da Capital. O terceiro marco do plano também inclui a modernização de parques e praças. Até agora já foram instaladas cerca de 78 mil lâmpadas LED em ruas e avenidas da cidade.
Pontos como Chalé da Praça XV, monumento a Antônio Sampaio e Monumento ao Expedicionário já estão iluminados.
Neste momento as equipes da Ipsul trabalham na instalação de luz cênica no edifício Intendente José Montaury e Museu da Brigada Militar."