A partir desta quarta-feira (3), representantes de 34 cidades do Brasil - entre elas São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Maceió, Teresina e Curitiba - estarão em Porto Alegre para discutir como a tecnologia pode transformar a vida das pessoas no lugar onde vivem. Promovido pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes (Anciti), o Smart Gov Sul vai apresentar ideias que deram certo e que podem ser replicadas.
— Um dos objetivos é reunir gestores públicos de municípios que são referência em tecnologia e inovação no Brasil justamente para compartilhar casos de sucesso — resume Leandro Garcia, presidente da Anciti e da Prodabel, empresa municipal de tecnologia de Belo Horizonte.
Com apoio da Procempa, que atua na mesma área em Porto Alegre, o evento fechado ocorrerá no Hotel Laguetto Viverone, no bairro Moinhos de Vento, até sexta-feira (5), e receberá, também, gestores gaúchos, de cidades como Canoas, Gravataí, Lajeado e Santa Maria.
— Encontros como esse nos aproximam de outras realidades e de projetos que podem ser adaptados. Os problemas, em geral, são muito parecidos — diz Letícia Batistela, diretora-presidente da Procempa e diretora de parcerias da Anciti.
Ao longo da programação, haverá, também, a participação de patrocinadores, fornecedores de soluções tecnológicas para municípios e empresas convidadas, entre elas Dell e Google.
Três bons exemplos
1) Entre os bons exemplos que serão apresentados, estão o Vila Mais Conectada, programa de inclusão digital de Belo Horizonte lançado no final de 2021. A iniciativa está levando sinal de wifi (internet gratuita e com qualidade) a vilas, favelas e conjuntos habitacionais da cidade, chegando dentro da casa das pessoas.
2) Outra iniciativa de destaque que será conhecida no evento é o GO Recife, acelerador de oportunidades de trabalho e geração de renda do município pernambucano. Funciona como uma plataforma online, que conecta quem está em busca de emprego a vagas de trabalho e cursos profissionalizantes.
3) O cercamento eletrônico de Porto Alegre, desenvolvido pela Procempa em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, também será alvo de explanação. Posicionadas em pontos estratégicos, as 365 câmeras vigiam as entradas e saídas do município e, diariamente, rastreiam 1,3 milhão de placas de veículos. Em 2022, cerca de cem carros furtados, roubados ou clonados foram recuperados com ajuda do sistema.