O jornalista Caio Cigana colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Um dos principais parques tecnológicos do país, o Tecnosinos, vinculado à Unisinos, de São Leopoldo, recebeu R$ 14 milhões para um programa de expansão. Os recursos são da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O dinheiro será direcionado à expansão, atração de novos empreendimentos e incentivo ao desenvolvimento tecnológico de empresas. O projeto elaborado pelo Tecnosinos para captar a verba foi considerado pela Finep o melhor do Estado e o segundo do Brasil.
A intenção é ampliar o campo de atuação e o impacto causado pelas inciativas abrigadas no parque tecnológico, explica o gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva.
Desta forma, o foco é apoiar mais empresas inovadoras que consigam converter tecnologias consideradas promissoras em negócios efetivos e competitivos. O Tecnosinos, assim, também avança no propósito de ser um celeiro de startups, gerando mais postos de trabalho e renda, colaborando para a o desenvolvimento regional. Uma atenção especial, por exemplo, será o incentivo ao empreendedorismo.
Para lembrar a relevância do Tecnosinos: criado há mais de duas décadas, abriga negócios dos segmentos de TI, semicondutores, automação, engenharias, tecnologias para a saúde e energias renováveis, entre outros. Hoje soma 50 empresas consolidadas e 60 incubadas, que dão trabalho para oito mil pessoas.
No que a verba será empregada
- Reforma da infraestrutura e instalações do parque
- Elevação da capacidade de inovação das empresas
- Desenvolvimento de competências em pesquisas, desenvolvimento e inovação
- Fortalecimento dos serviços oferecidos e atividades desenvolvidas
- Promoção da interação de empresas e Unisinos por meio do uso dos laboratórios e participação em atividades de ensinos e pesquisa
- Promoção da cooperação com instituições nacionais e internacionais
- Promoção de ações de estímulo à educação empreendedora e geração de novos empreendimentos e empregos