Nacos de bergamota, um toque de limão-cravo, rapadura e cachaça prata produzidas em solo gaúcho são os ingredientes básicos de uma caipirinha especial. Com cor de caramelo e sabores do sul, a bebida foi criada para se tornar o drink oficial do projeto Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco. E já tem até nome: Gaudéria (veja a receita abaixo).
A ideia surgiu de uma conversa entre a chef Clarice Chwartzmann, curadora da proposta (já retratada aqui na coluna), e um ícone da coquetelaria na Capital, Eduardo Santos, o Dudu das Caipiras.
Com 30 anos de atuação no setor, Dudu foi um dos precursores de uma ideia que viralizou em celebrações de casamentos, aniversários e formaturas: o “buffet de caipirinhas”. Ele também ficou conhecido por levar o bar para dentro da casa das pessoas, em festas particulares - inclusive de gente famosa, como a socialite Narcisa Tamborindeguy, em uma recepção aos Rolling Stones, no Rio de Janeiro.
— Pela experiência e pelo conhecimento, o Dudu era a pessoa certa para nos ajudar a criar uma bebida-símbolo para Porto Alegre. A inspiração veio do drink Rabo de Galo (à base de cachaça com vermute), que nasceu no coração da imigração italiana, em São Paulo, e se tornou referência. Queríamos algo marcante — conta Clarice.
Especialista em criar tendências e fascinado por inventar novas misturas, Dudu aceitou o desafio de imediato.
— Foi tudo muito rápido. Juntei elementos nossos, bem típicos do Estado, e o resultado se revelou uma ótima combinação — diz o criador, orgulhoso.
Em junho, durante o lançamento do projeto para transformar Porto Alegre na Capital internacional do assado, a bebida foi servida a convidados, que puderam registrar sugestões de nome. Assim surgiu a denominação "Gaudéria".
Agora, a intenção, segundo Clarice, é de que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel-RS) distribua a receita entre os associados, para que a bebida se difunda e se torne conhecida.
A Gaudéria
Ingredientes
- Uma bergamota com folha (para decorar)
- ¼ de limão-cravo (também pode ser taiti)
- 30ml de rapadura diluída em água
- 50ml de cachaça prata de boa qualidade
- Gelo
Modo de preparo
Corte o excesso de casca da bergamota e parta a fruta em quatro. Faça o mesmo com o limão, separando apenas um quarto dele para o drink.
Coloque tudo em um copo baixo e macere de leve, só até sair o suco. Deixe a rapadura derreter em banho maria com um pouco de água. Depois, acrescente 30ml (mais ou menos duas colheres de sopa) desse caldo no copo, com mais 50ml de cachaça (equivalente a uma xícara de cafezinho). Complete com gelo, mexa de leve e decore com a folha de bergamota. Está pronto!