A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Uma chapa com seis mulheres (foto) foi eleita para o diretório acadêmico do curso de bacharelado em Ciências da Computação da Unilasalle, em Canoas. O grupo escolhido chama atenção porque, tradicionalmente, elas são minoria nas salas de aula: em 2019, mulheres eram apenas 13,3% dos estudantes matriculados nos cursos de graduação de Computação e TI, de acordo com o IBGE.
O plano, a médio prazo, é estender essa representação para os outros quatro cursos de tecnologia da instituição.
— Esse é um curso com muitos meninos. Historicamente, só em torno de 10% dos alunos são mulheres. Acho que é uma situação incomum ter seis mulheres formando o diretório, mas também muito boa — avalia o professor e coordenador do curso, Mozart Siqueira Lemos.
A atividade, totalmente voluntária, é liderada pela estudante Stephany da Rosa Brazeiro (à direita, na foto).
A esperança é que, com um grupo de mulheres como porta-voz do curso, outras meninas se sintam encorajadas a ingressar em graduações da área.
— O diretório acadêmico promove muita interação, seja com os colegas ou com os professores — conta Stephany.
Por onde elas andam?
Até 2017, apenas 20% das pessoas que atuavam na área de computação no Brasil eram mulheres, segundo a plataforma de dados Dataviva. Um levantamento da USP aponta para uma redução significativa: na década de 1970, cerca de 70% dos alunos do curso de Ciências da Computação, no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, eram mulheres. Hoje, o número caiu para 15%.
Projeção
Dados do Banco Mundial apontam que, até 2024, serão criadas cerca de 420 mil novas vagas na área de Tecnologia da Informação (TI).
Pioneirismo
Mesmo minoria, muitas mulheres foram pioneiras na área de tecnologia. Conheça algumas delas:
- Grace Hopper, cientista da computação, foi responsável por liderar a equipe que desenvolveu a primeira linguagem de programação do mundo
- Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca, teve as ideias que possibilitaram a internet Wi-fi
- Ada Lovelace foi a primeira pessoa a desenvolver um algoritmo computacional
- Mary Kenneth Keller foi a primeira mulher nos Estados Unidos a finalizar o PhD em Ciência da Computação
- Margaret Hamilton foi desenvolvedora e líder do time que criou os módulos lunares e de comando do sistema de voo da missão Apollo, que levou o homem à lua