A partir desta quarta-feira, 15 de junho, estarão abertas as inscrições para um baita projeto, chamado “Empreenda como uma mulher”. A intenção é beneficiar 500 mulheres donas de negócios (formais, informais e em vias de formalização) em Porto Alegre e na Região Metropolitana, com aulas sobre empreendedorismo e gestão. O link para se inscrever no curso (gratuito) será divulgado após o lançamento - acompanhe aqui.
A iniciativa integra o Programa de Empreendedorismo Feminino, promovido pela prefeitura da Capital e realizado pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil. Marcado para as 14h de quarta (15), no Nau Live Space, o lançamento terá a presença ilustre da chef pernambucana e empreendedora Carmem Virgínia (foto), que irá compartilhar sua trajetória.
Embaixadora do programa "Coca-Cola dá um gás no seu negócio" e jurada de dois dos principais programas de gastronomia da TV brasileira, Carmem descobriu a vocação na cozinha misturando ancestralidade e influências da religiosidade de matriz africana.
Chef do restaurante Altar, influenciadora digital e referência na culinária brasileira, ela ganhou notoriedade nas redes sociais ao criar o quadro “Comida de Quinta”, conteúdo que produz para ensinar o preparo de pratos saudáveis, saborosos e feitos a partir de ingredientes simples e de baixo custo. A ideia é inspirar seus seguidores a se alimentarem bem, mesmo com as dificuldades financeiras que atingem uma grande parcela da população.
Empreenda Como Uma Mulher
Durante o programa, as alunas terão aulas sobre temas como estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais. Também receberão informações práticas para criar negócios e alavancar um empreendimentos já existentes.
— O programa é, antes de tudo, um tributo à capacidade empreendedora das mulheres, que se revela nas múltiplas atividades e papéis por elas desempenhados diuturnamente. A ideia é justamente canalizar a energia para o desenvolvimento de competências gerenciais — diz o diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
Vice-presidente jurídica e de assuntos corporativos da Coca-Cola Femsa Brasil, Camila Amaral destaca o compromisso em promover a equidade de gênero e gerar oportunidades para elas.
— Essa parceria vai ao encontro de uma série de ações concretas que a companhia adota para promover o empoderamento feminino e melhorar as condições socioeconômicas das mulheres nas regiões onde a empresa atua. Temos certeza de que esse programa irá fazer a diferença na vida de centenas de mulheres da capital gaúcha — afirma Camila.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a primeira-dama, Valéria Leopoldino, são entusiastas da iniciativa.
— É papel da prefeitura contribuir com a capacitação das mulheres e com políticas públicas que gerem novas oportunidades de trabalho e renda — resume Melo.