A partir das 7h30min desta sexta-feira (1º), a primeira turma de futuros capitães do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) dará início a um exercício simulado do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) - ferramenta de gestão que auxilia no controle de emergências.
Durante o teste, nas dependências do antigo estádio Olímpico, em Porto Alegre, os 53 alunos-oficiais (39 homens e 14 mulheres) serão desafiados a colocar em prática o que aprenderam no curso de formação iniciado em 2021. O grupo tem formatura prevista para o próximo dia 22 de julho.
Segundo o tenente-coronel Romeu Rodrigues da Cruz Neto, instrutor de SCI da turma e comandante do 12º Batalhão de Bombeiro Militar, em Ijuí, o simulado envolverá uma série de provas, que poderão contar com situações envolvendo resgate em escombros e soterramento e combate a focos de incêndio, entre outros cenários.
— Será um exercício muito importante para a qualificação dos futuros oficiais. Tenho dito que eles são a primeira turma de capitães 100% puro sangue dos bombeiros. Até a separação do CBMRS da Brigada Militar, efetivada em 2017, os antigos ingressavam na BM, faziam curso para policial militar e só depois tinham a possibilidade de concluir uma especialização para se tornar bombeiros. Agora, é diferente. Isso é motivo de grande orgulho — explica Neto.
A preparação para o simulado começará às 7h30min ainda na sede da corporação, na Capital, e o teste no Olímpico deverá se estender até as 16h30min. Não haverá necessidade de alterações no trânsito no local, conforme Neto, porque toda a atividade ocorrerá no interior do estádio, que já está isolado.