Dois gaúchos com atuação no RS seguem na disputa pelo cargo de desembargador federal para a vaga destinada a advogados no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre: Jane Berwanger, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e Marcelo Bertoluci, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-RS).
Jane é doutora em Direito Previdenciário, tem larga experiência na área e é coordenadora da Revista Brasileira de Direito Previdenciário. Bertoluci se destaca na área do Direito Penal. É doutor em Ciências Criminais e professor da Escola de Direito da PUCRS e, igualmente, tem décadas de atuação.
Ambos são muito respeitados entre os pares e considerados nomes altamente qualificados para a vaga.
Ao todo, 20 candidatos foram sabatinados em Brasília, nesta semana, restando seis nomes. A lista segue, agora, para análise dos desembargadores do TRF4, que definirão os três finalistas para a escolha do presidente da República - a quem cabe a palavra final.
Além de Bertoluci e Berwanger, estão na briga Ana Cristina Ferro Blasi (SC), Cezar Eduardo Ziliotto (PR), Marco Vinicius Pereira de Carvalho (SC) e Alaim Giobani Fortes Stefanello (PR).
Em tempo: Stefanello nasceu no RS, mas disputa a vaga representando o Paraná, onde atua. Ele é doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR, tem importante atuação na OAB-PR e é gerente jurídico regional da Caixa Econômica Federal.