Vereador em São Leopoldo, Hitler Pederssetti, 33 anos, anda enfrentando novos problemas por causa do nome, uma constante ao longo de sua vida. Desde o início da semana passada, Pederssetti teve o perfil removido do Instagram e não consegue mais acessar a rede social. Ele diz ser alvo de "cerceio sem defesa" e garante que não é nazista e nunca fez apologia ao nazismo.
— O Instagram tira o meu perfil do ar toda hora, faz anos, e acredito que a razão seja o meu nome, Hitler. Não é algo comum, mas eles não me permitem exercer a cidadania dessa forma. Não posto absolutamente nada que viole qualquer termo de uso — afirma o vereador.
Pederssatti diz que a desativação compulsória da conta está despertando dúvidas e boatos, porque os seguidores desconhecem a razão de seu sumiço - ele usa o espaço para prestar contas do mandato e do trabalho social que desempenha.
— Não sou nazista e jamais fiz qualquer apologia a essa ou a outra ideologia discriminatória. Fui batizado com esse nome e nunca sofri discriminação como nesses momentos por parte do Instagram. Não sei mais o que fazer. Das outras vezes, conseguia ter acesso à ferramenta para desfazer o engano. Dessa vez, acho que deletaram de vez a minha conta. Não sei a quem recorrer — lamenta.
O político elegeu-se em 2020, depois de passar boa parte da campanha explicando que nada tinha a ver com Hitler. O nome, segundo ele, foi escolhido pela mãe, uma pessoa humilde, "que não entendia o significado do nazismo".
— Ela morava na roça, longe de tudo, e queria dar um nome diferente para o filho. Escolheu Hitler porque gostava da sonoridade. Mais tarde, quando eu era criança, até pensamos em trocar, mas era um processo caro. O tempo foi passando, e hoje já não faz mais sentido eu mudar de nome. É assim que as pessoas me conhecem — destaca ele.