Um grupo de alunos do Colégio Monteiro Lobato, em Porto Alegre, está se preparando para abrir uma janela de contato com jovens da Ucrânia, país acossado pela guerra com a Rússia.
A ideia surgiu a partir de uma iniciativa criada por um ucraniano radicado nos Estados Unidos, disposto a ir além dos protestos pela paz. Professor da Universidade da Carolina do Norte, Vas Taras decidiu pedir apoio nas redes para uma espécie de programa de "amigos por correspondência" (só que nos moldes atuais, com a ajuda da internet).
A intenção é conectar as pessoas e, de alguma forma, ajudar quem vive tempos difíceis - inclusive, a tentar esquecer o conflito armado, ainda que por alguns momentos.
— Enviamos um e-mail ao professor perguntando se poderíamos participar. Ele respondeu dizendo que sim e, desde então, já fizemos um trabalho de sensibilização com os alunos — explica a coordenadora de línguas estrangeiras da escola, Maria Aparecida Simões.
No trabalho (foto acima), os estudantes do segundo ano do Ensino Médio interessados em participar (a adesão é voluntária) puderam saber mais sobre o projeto e tirar dúvidas. Os primeiros contatos - em inglês e espanhol - estão agendados para os próximos dias 19 e 20.
Bom exemplo
Educação vai muito além do ensino formal. Passa, também, pelo desafio de formar pessoas capazes de se colocar no lugar do outro, de exercer empatia e solidariedade. Os alunos do Monteiro Lobato estão no caminho certo.