Seis décadas após a campanha de alfabetização liderada pelo ex-governador Leonel Brizola (1922-2004) no Estado, uma antiga brizoleta - como eram chamadas as escolas de madeira criadas por Brizola nos confins do Rio Grande - está brilhando outra vez. Por iniciativa da comunidade do Capitel São Roque, no distrito de Colombo, no interior de Guaporé, o chalé foi revitalizado e está virando um museu.
Erguido nas terras de José Alberto Lucatelli, já falecido, o pequeno colégio chegou a receber 400 alunos.
— Meu avô (Lucatelli) tinha muito orgulho disso e certamente estaria feliz agora — diz a empresária Nadia Dal Pra, que inclusive estudou no local.
O prédio foi doado à prefeitura para ser tombado e preservado. Agora, o desafio é encontrar objetos para compor o acervo - por enquanto, a casinha está vazia. Até Juliana Brizola, neta do ex-governador, foi chamada a ajudar - e se emocionou com o que viu.
— Chorei umas quantas vezes. Geralmente, era assim: meu avô escolhia uma localidade que não tinha escola e conversava com algum proprietário de terras, que cedia espaço para as construções. Isso acabou marcando muitas comunidades — conta Juliana.
Envolvido na mobilização, Antonio Cesar Perin, presidente do Conselho de Turismo de Guaporé e servidor da Emater, diz que a recuperação do local é a realização de um sonho coletivo, que está recém-começando. A próxima etapa é localizar itens como mesas, quadro e cadeiras.
— A comunidade tem um vínculo emocional muito forte com a brizoleta. Como extensionista da Emater, sei das demandas e acabei me envolvendo também. É uma ideia bonita, de valorização da educação e da história — resume Perin.
ANOTA AÍ
O secretário de Turismo de Guaporé, Odacir Toldi, manda um recado para quem tiver objetos originais relacionados à brizoleta do distrito de Colombo e quiser doar para o futuro museu:
— Fazemos questão de receber. É só ligar para a secretaria. Vale tudo: boletins, cartilhas, cadernos, o que for.
O telefone de contato é (54) 3443-5030.
Turismo regional
O projeto da brizoleta é parte de um plano mais amplo do município para atrair turistas à região. Próximo à casa reformada que será transformada em museu, há uma capela com mais uma centena de anos, que também merece atenção. Outro ponto alto de Guaporé é o Trem dos Vales, um passeio turístico ferroviário que vem ocorrendo ainda de forma esporádica mas já está fazendo sucesso.