Há seis anos, a Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, na Serra, deu início ao manejo biodinâmico em sua propriedade, uma técnica usada para reduzir o uso de defensivos químicos nos parreirais. A novidade incluiu o plantio de girassóis, que hoje ocupam uma área de seis hectares.
Na prática, as plantas de pétalas amarelas atraem abelhas (na época da floração) e pássaros (na fase de semente), oferecendo uma espécie de proteção indireta às uvas, que sofrem menos danos. O curioso é que o resultado não se resumiu a melhorias na produção: virou atração turística.
— As pessoas se apaixonaram. Muita gente passou a nos visitar para poder ver e fotografar o campo de girassóis — conta Daniel Panizzi, diretor da vinícola.
O interesse pelas flores levou a Don Giovanni a criar experiências para lá de especiais. Uma delas é a caminhada em meio ao jardim, acompanhada de uma boa espumante. Anota aí: o auge da floração ocorre entre janeiro e fevereiro, pouco antes da vindima. Mais informações sobre os pacotes oferecidos aos visitantes podem ser obtidas em wine-locals.com (Nature Vinho e Gastronomia).