Um projeto prometido há mais de uma década está mais perto de começar a ser executado. Até dezembro deverá ser lançada a contratação da empresa que ficará responsável pelo desenvolvimento dos estudos para construção de uma ponte que irá ligar as cidades de São José do Norte com Rio Grande, no sul do Estado.
A promessa é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que ainda não estipula uma data para o lançamento da disputa. A autarquia federal informa que R$ 10 milhões já estão garantidos para a etapa de elaboração dos projetos básico e executivo.
Depois de selecionada, a empresa terá prazo de dois anos para executar os estudos. Após o levantamento ser concluído, o Dnit montará o edital para contratar a empresa que executará a obra.
A travessia é feita por meio de balsa e liga a BR-392 com a BR-101. Vista como fundamental para o desenvolvimento da região, principalmente do Porto de Rio Grande e da cidade vizinha - São José do Norte -, a nova alternativa diminuirá em 110 quilômetros a distância entre o Rio Grande e Santa Catarina.
Obra do PAC
A construção da nova ponte apareceu na lista de empreendimentos incluídos na terceira fase do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), que foram apresentados pelo governo federal em agosto do ano passado. A promessa para o Rio Grande do Sul é investir R$ 1,3 trilhão até 2026 e outros R$ 300 bilhões a partir de 2027, sendo R$ 75,6 bilhões para o Rio Grande do Sul.
Um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) foi realizado pela empresa Ecoplan. A construção de um túnel para ligar as duas cidades foi descartada, por causa das dificuldades de implementação.
Existem duas alternativas de pontes. Uma delas, sairia do centro de Rio Grande e iria até a entrada da BR-101, em um caminho aproximado de quatro quilômetros de extensão. A outra envolve a construção de uma estrutura até a ilha do Terrapleno - de propriedade da Marinha - e outra da ilha até São José do Norte, em dois trechos de pouco mais de quilômetro cada. Em termos de comparação, toda a estrutura da nova ponte do Guaíba tem 2,9 quilômetros.
Como forma de deixar a construção menos onerosa, é avaliada a possibilidade da ponte ser levadiça (veja abaixo). Isso permite que os pilares não sejam tão elevados, diminuindo a altura da estrutura. Porém, diferente da primeira ponte do Guaíba, ela não teria a elevação do vão principal de forma parelha. Ela abriria uma parte de cada lado.
Além da construção da ponte, é aguardado investimento na BR-101, que, na região de São José do Norte, tem muitos trechos sem acostamento. A obra aliviaria também os investimentos que a prefeitura faz na pavimentação das ruas.