Pista em obras vazia e cones derrubados ou atropelados. A duplicação da BR-116 no trecho entre Guaíba e Barra do Ribeiro está parada desde maio.
O serviço é de competência do Exército. Num primeiro momento, a suspensão das obras ocorreu por causa da chuva. Depois, o Comando Militar do Sul (CMS) passou a atuar nos resgates, limpeza e reconstrução dos municípios gaúchos atingidos.
Dos 50 quilômetros, 37 já têm pista extra. Os 13,8 quilômetros restantes deveriam ser entregues até dezembro, mas este prazo está indefinido.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o departamento de engenharia e Construção do Exército ainda não definiram quando ocorrerá a retomada das obras da BR-116. O CMS assumiu a construção em janeiro de 2019. A previsão era entregá-la até fevereiro de 2022.
Originalmente, a duplicação neste trecho era de responsabilidade da construtora Constran. Em recuperação judicial, a empresa não conseguiu se manter na obra e teve seu vínculo rescindido com o Dnit em 2018.
13 anos
Nos demais trechos dos 211 quilômetros da duplicação, entre Barra do Ribeiro e Pelotas, as obras estão em andamento. Até o momento, 162 quilômetros estão prontos, o que corresponde a 77% do traçado com pista duplicada.
De acordo com previsão do Dnit, dos 49 quilômetros que ainda estão em obras, 20 deles serão liberados em 2024. Mas a conclusão da duplicação, com a entrega dos últimos 29 quilômetros, só irá ocorrer em 2025.
A duplicação da BR-116 ocorre desde 2011. Inicialmente, a previsão de entrega era em 2014.