Os usuários da BR-116 já começaram a identificar obras em trechos da duplicação, entre Guaíba e Pelotas, que estavam sem novidades há três anos. Os lotes oito, de São Lourenço do Sul a Turuçu; e nove, de Turuçu a Pelotas; estão em execução há aproximadamente um mês.
A construtora SBS foi contratada ao custo de R$ 106,56 milhões. Ela terá prazo de três anos para finalizar o que ainda falta. O lote oito é o mais atrasado. Dos 18,9 quilômetros que precisam ser duplicados, somente 7,8 quilômetros já estão prontos. No lote nove, resta duplicar 1,76 quilômetro.
Os contratos anteriores chegaram ao fim entre 2020 e 2021. Eles não puderam mais ser renovados porque atingiram o máximo de reajuste permitido de acordo com a lei de licitações.
E, em breve, um novo trecho deverá ganhar movimentação de operários. O lote seis, em Cristal, será retomado pela construtora Pelotense. A empresa venceu licitação realizada recentemente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Os serviços serão executados ao custo de R$ 134,96 milhões. A empresa também terá prazo de três anos para finalizar o que ainda falta. Dos 26,2 quilômetros que o lote tem, resta duplicar 10 quilômetros.
Dos 211 quilômetros que estão sendo duplicados desde 2012, 163 já estão liberados, o que corresponde a 77%. A única obra que ainda depende de contratação para ser retomada é a travessia urbana de Tapes. Um viaduto precisa ser construído na região.
A duplicação da BR-116 ocorre desde 2011. Inicialmente, a previsão de entrega era em 2014. Pela nova estimativa, a pista principal da rodovia deve estar duplicada até o fim do ano que vem. Porém, a construção da pista lateral e travessias urbanas só ficarão prontas em 2026.