Fracassou a primeira tentativa de se tentar medir o tamanho do barulho durante a realização de shows no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - também conhecido como Harmonia. A ação estava programada para ocorrer durante o dia e a noite do último domingo (8), durante o evento Feijoada com Samba.
A Atelier Acústica foi contratada pelo consórcio GAM3 PARKS para fazer as aferições. A contratação faz parte de um termo de compromisso que foi assinado com a prefeitura de Porto Alegre, que está sendo fiscalizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.
De acordo com a empresa, o monitoramento não foi possível por causa das condições climáticas. A norma brasileira estabelece que as captações de som não podem ser realizadas durante precipitações pluviométricas, trovoadas ou sob condições ambientais de vento.
O objetivo era fazer uma medição dentro do parque para que fosse possível ter uma referência a respeito de como o ruído chega no parque. Além disso, sete pessoas que procuraram o Ministério Público durante o show de pagode da banda Sorriso Maroto, realizado em agosto, também autorizaram a empresa a fazer aferição durante e após o evento de domingo.
A próxima tentativa ocorrerá entre os dias 28 e 29 de outubro. Na ocasião, o parque receberá o evento Rap in Cena, descito como o maior evento do Rap da América Latina. Em audiência realizada na Promotoria do Meio Ambiente em 4 de outubro, foi acordado que, após essas datas, uma reunião de avaliação seria realizada no Ministério Público.