O trecho de 750 metros do muro da Mauá, entre o fim da linha do Trensurb e estacionamento do Cais Embarcadero ganhará novas imagens. Os painéis vão dar destaque para a obra de Erico Verissimo.
As imagens e textos do escritor começarão a ser instalados na estrutura de concreto a partir de segunda-feira (23), às vésperas do início da Feira do Livro - que ocorre de 27 de outubro a 15 de novembro. “A Porto Alegre de Erico” mostrará histórias e paisagens que seguem presentes na vida das pessoas que leram a vasta obra de Verissimo.
- Agora, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos nos mostra a Porto Alegre que ele enxergava e colocava em suas obras”, ressalta Rafaella Ferreira, diretora do núcleo cultural do projeto do Novo Muro da Mauá.
Quem passar pela Avenida Mauá observará fotos que retratam o Centro, o pôr do sol do Guaíba, o bairro Petrópolis - onde Erico Verissimo morou - e o bairro Cidade Baixa. “A Porto Alegre de Erico” contará com fotos de Leonid Streliaev, em grandes painéis de arte. Cada tela terá uma ou mais fotos com um trecho de um livro de Verissimo, que faz referência à imagem. O design gráfico é assinado por Rafael Braga.
- Erico foi um escritor que falou muito sobre Porto Alegre na sua obra. Uma vez, eu e o Josué Guimarães fizemos uma pesquisa sobre citações da cidade nos diversos livros do autor. Esse trabalho resultou no livro “A Porto Alegre de Erico”. Ele foi um autor de cenários reais e de personagens imaginários - destaca Leonid Streliaev.
Essa é a quinta fase da parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e as empresas Sinergy e HMidia que revitalizou o muro. Desde junho de 2021, ele é decorado com imagens durante aproximadamente quatro meses.
Em contrapartida aos investimentos realizados no local, 15% da área adotada pode ser utilizado para identificação da marca das duas empresas. Também é permitido o uso da frase "uma empresa parceira de Porto Alegre" no local.
A história da fundação de Porto Alegre foi a primeira fase. A releitura da cidade por fotógrafos e artistas gráficos fez parte da segunda etapa. As boas vindas para a Bienal do Mercosul marcaram o terceiro. Por último, o muro mostrou os porto-alegrenses que são a cara da cidade. Também foram divulgadas imagens de 25 empresários, que foram destaque pela inovação.
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura: o leilão de concessão que irá repassar o Cais Mauá para a iniciativa privada será realizado em dezembro, e incluirá a demolição da estrutura de concreto.
- O muro existe por um motivo real de segurança para a população. Enquanto não apresentarem um substituto realmente eficaz, ele continuará cumprindo o seu papel. E nós trabalharemos para que ele seja cada vez mais bonito e atrativo para quem passa por ali ou para o turista que visita a cidade -, completa Rafaella.