Em junho, o Muro da Mauá vai completar dois anos desde que ele foi adotado por duas empresas. De lá para cá, a cada seis meses - aproximadamente - o trecho de 750 metros da parede de alvenaria que isola o Cais vem recebendo painéis inspirados em algum tema.
A parceria envolve as empresas Sinergy e HMidia e foi renovada na sexta-feira (26). O vínculo estava chegando ao fim, mas foi ampliado com a Secretaria Municipal de Parcerias por mais 24 meses. Dessa forma, o consórcio poderá desenvolver novas ações no local.
Na primeira etapa, o muro trouxe curiosidades e registros históricos sobre a fundação do "porto dos casais". Depois foi a vez de reproduzir imagens em alusão aos 250 anos da cidade.
Na terceira mudança, o espaço foi destinado para pintura de obras dentro da programação da 13a Bienal do Mercosul. Por último, personalidades de Porto Alegre tiveram suas imagens reproduzidas no local.
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura: o edital de concessão que o governo do Estado irá relançar para o Cais Mauá incluirá a demolição da estrutura de concreto. O leilão que trará essa evolução será realizado em outubro.
Em contrapartida aos investimentos realizados no local, 15% da área adotada pode ser utilizado para identificação da marca das duas empresas. Também é permitido o uso da frase "uma empresa parceira de Porto Alegre" no local.