Há quase um mês, quem passa pela Avenida Mauá, em Porto Alegre, identifica fotos de dezenas de pessoas no tradicional muro que separa a cidade do Cais. O projeto foi batizado de Persona - Gente do Muro.
A ideia estampou dez personagens de Porto Alegre. Músicos, um catador de lixo que é cientista social, uma gari e um vendedor ambulante são algumas das pessoas que aparecem retratadas no painel principal.
Em outros quatro espaços, 25 empresários tiveram suas imagens divulgadas. Eles foram escolhidos pelo destaque no cenário de inovação no Rio Grande do Sul.
Sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídia, a equipe de curadoria do Muro da Mauá destaca que os empresários retratam o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e a modernidade.
As fotos foram organizadas em um mosaico criado pela designer Tamy Yasue. Os painéis tiveram ilustrações de Rafael Braga.
Nesta relação estão Alberto Guerra, do Grêmio; Ana Luiza Ferrão, Ana Paula Ferrão Cardoso e Carmen Ferrão, do Grupo Lins-Ferrão; Amilton Diesel, Maurício Longoni e Israel Mendes, da Aquiris Games, vencedores do prêmio South Summit 2022 (categoria startup); Ângelo Boff, do Pontal Shopping; Bruno César Dias, da Vivar Sleep Center; Carlo Zanete e Sandro Zanette, do Z Café; Daniel Randon, do Transforma RS; Eduardo Bier, da Dado Bier; Eugênio Corrêa, do Cais Embarcadero; Felipe Melnick, diretor da Melnick; Gabriela Schwan Poltronieri, da Swan Hotéis; Julio Mottin Neto, do Grupo Panvel; Liana Bazanela, do Sport Club Internacional; Márcio Callage e Rodrigo Carvalho (Índio), do 20BARRA9; Marcos Beylouni, da GETPremium; Pedro Freitas Valério, do Instituto Caldeira; Laura Bier Moreira, do Roubadinhas; Rafael Zanoni, vencedor da categoria profissional de marketing do Salão da ARP 2022; e Manuela Bordasch, do Steal The Look.
Revitalização do Muro
Dentro do projeto de adoção do espaço, a cada quatro meses a temática é alterada. Na primeira etapa, o muro trouxe curiosidades e registros históricos sobre a fundação do "porto dos casais".
Depois foi a vez de reproduzir imagens em alusão aos 250 anos da cidade. Na última mudança, o espaço foi destinado para pintura de obras dentro da programação da 13a Bienal do Mercosul.
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura: o edital de concessão que o governo do Estado irá relançar para o Cais Mauá incluirá a demolição da estrutura de concreto.