Os frequentadores do Mercado Público estão enfrentando um transtorno momentâneo, que pretende resolver um problema antigo no tradicional centro de compras de Porto Alegre. Desde o início de fevereiro, o piso do térreo está passando por melhorias.
A obra foi dividida em partes, para não impactar tanto a circulação das pessoas. Num primeiro momento, a obra ocorre nos trechos entre a entrada central do Terminal Parobé e a entrada principal da Praça XV.
A rede de esgotos está recebendo intervenção. Está ocorrendo a substituição de caixas e tubulações.
Também está sendo feito o nivelamento do piso do Mercado Público. Pedras soltas serão niveladas e as que estão quebradas serão substituídas.
No segundo piso, o reparo envolverá os banheiros, que apresentavam vazamento e que terão nova impermeabilização. O sistema hidrossanitário estava interrompido em muitos locais, ocasionando alagamentos dentro do Mercado Público e comprometendo o deslocamento dos frequentadores.
Quando chovia de forma mais intensa, os canos e caixas danificados e entupidos, acabavam não dando conta da vazão e extravasavam criando poças nas áreas internas do mercado. Os trabalhos devem durar até agosto.
- É um problema de 30 anos. Quanto mais o tempo passa, mais esse problema aumentava. Sabemos que obra sempre é complicado, ainda mais no comércio. Causa um pouco de estresse para aqueles que estão sendo afetados diretamente, barulho e sujeira. Mas tivemos várias reuniões para alinharmos e expomos os possíveis problemas que ocorreriam. Enfim, a primeira parte da revitalização do hidrossanitário do Mercado finaliza agora nos próximos dias, e estamos muito contentes com os testes que foram feitos, e que tiveram sucesso, além de, claro, a melhora da estética e do alinhamento do piso - destaca o presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascompec), Rafael Sartori.
Estão sendo investidos R$ 573 mil. Os recursos virão do Fundo do Patrimônio (FunPat). Para este fundo são repassados valores arrecadados com venda de imóveis públicos e com receitas que tenham origem nas permissões e concessões de áreas da prefeitura.
- A manutenção do sistema hidrossanitário e a correção do piso é uma antiga reivindicação dos comerciantes e dos frequentadores do Mercado Público. O nosso objetivo é acabar com os alagamentos no Mercado em dias de grande volume de chuva e melhorar a caminhabilidade do local - destaca o Secretário Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), André Barbosa.