Depois de anos de espera, a duplicação da BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, terá um segundo trecho liberado para uso. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é que em abril mais pontos serão entregues para circulação.
A quantidade de quilômetros ainda é incerta, pois depende do ritmo dos trabalhos. Ela está inserida no trecho de 14 quilômetros que está recebendo obras em Pantano Grande.
Quem passa pela região já identifica pontos com asfalto, dependendo de algumas poucas intervenções para ser liberado. A movimentação de máquinas e operários se manteve nos últimos anos, mesmo com poucos investimentos.
Entre 2014 e 2022, a obra recebeu aproximadamente R$ 157 milhões. O governo também avaliava a obra para a iniciativa privada em troca de instalação de pedágio.
Somente a partir de 2023 a obra voltou a ganhar mais verba. Os recursos estão sendo investidos nos lotes 3 e 4, entre Butiá e Pantano Grande.
A obra foi iniciada em 2014 ao custo de R$ 583,55 milhões. Havia previsão de que a construção fosse concluída até outubro de 2017. O primeiro ponto da duplicação foi liberado há alguns anos, tem um quilômetro e fica em Eldorado do Sul.
O Dnit avaliava se autorizaria as intervenções nos lotes 1 e 2, de Eldorado do Sul a Butiá, ou se realizaria nova licitação. Como a contratação foi realizada há muito tempo, e como as obras estão há muitos anos paradas, o Dnit aguardava parecer jurídico para saber se pode dar prosseguimento aos mesmos contratos. O aval foi dado para a retomada dos trabalhos, mas agora as empresas responsáveis estão enfrentando dificuldades para reiniciar os serviços.