A prefeitura de Porto Alegre abriu processo de adoção da pista de corrida do Parque Ramiro Souto, localizado dentro da Redenção. A empresa Vulcabrás, da cidade paulista de Jundiaí, se candidatou a assumir a manutenção do espaço.
A Secretaria Municipal de Parcerias informa que a interessada preenche os pré-requisitos necessários para iniciar o processo de adoção. Conforme previsto em decreto, quando uma empresa se propõe a adotar um espaço público de Porto Alegre, a prefeitura permite que outros candidatos apresentem proposta.
Também é possível encaminhar contrariedade à proposta, que será analisada por uma comissão do município. Se até 20 de janeiro não houver novos interessados ou questionamentos, o processo de adoção terá continuidade e a Vulcabrás deverá ser anunciada como a nova responsável pelo espaço.
Concessão suspensa
Em 2023, a prefeitura suspendeu o projeto que pretendia conceder o parque e o trecho da orla do Lami, na zona sul, à iniciativa privada. Desde o momento em que a prefeitura da Capital apresentou o modelo previsto para a Redenção, em setembro de 2022, alguns grupos se mobilizaram contra a iniciativa.
A proposta de construção de um estacionamento subterrâneo, com 577 vagas, abaixo do Parque Ramiro Souto era o ponto mais criticado. Tanto que Melo declinou dessa possibilidade em março de 2023.
Estádio Ramiro Souto
O Parque Ramiro Souto foi construído pelo Colégio Militar em 1936. Em 1940, sediou o primeiro Campeonato Brasileiro de Atletismo Feminino.