Quem passa pela Avenida Ipiranga, no sentido Centro-bairro, percebeu recentemente marcações no asfalto identificando que a faixa da direita será destinada para ônibus em um novo trecho. Placas instaladas nos postes já informam, há mais tempo, que, das 6h às 9h e das 16h às 20h de segunda a sexta-feira, circular por esse espaço é de exclusividade do transporte público.
Porém, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a medida ainda não está implementada. A pintura da faixa azul começou a ser executada na madrugada deste sábado (2).
Ela será executada da Rua São Manoel até a Avenida Elias Cirne Lima. Por enquanto, não haverá aplicação de multa para os demais veículos que seguem se deslocando pela faixa da direita.
"A faixa exclusiva do Centro-bairro está em fase de implantação, em duas etapas. Ela somente será considerada implantada quando tanto a sinalização vertical quanto a horizontal estiverem prontas. Se houver somente uma delas, o agente sabe que não cabe autuação, por isso o motorista não corre o risco de ser multado.", informa a empresa pública, por meio de nota.
A Avenida Ipiranga já tem faixa exclusiva para ônibus, no sentido bairro-Centro, da Avenida Antônio de Carvalho até a Avenida Azenha, e também no sentido Centro-bairro, entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho.
Câmeras vigiam faixas exclusivas para ônibus em Porto Alegre. Quem descumprir a regra, e for flagrado pela EPTC, será multado de acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre o uso indevido da faixa preferencial. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,27 e sete pontos na carteira de habilitação (CNH). Além disso, há previsão de recolhimento do veículo.