A partir da 0h desta segunda-feira (1), o valor do pedágio fica 28,9% mais caro nas cinco praças de pedágio da BR-116 e da BR-392, no sul do Estado. A tarifa subirá de R$ 15,20 para R$ 19,60, se tornando o preço mais elevado pago nas rodovias federais do Brasil.
Ações políticas e empresariais tentam reverter este elevado reajuste. Os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB), Afonso Hamm (PP) e Alexandre Lindenmeyer (PT) protocolaram pedido no Tribunal de Contas da União (TCU), a fim de impedir a alteração na tarifa.
Em outra frente, prefeitos, deputados, vereadores, e representantes de entidades empresariais organizam manifestação na BR-116, em Camaquã, na próxima quarta-feira (3). O protesto será realizado no quilômetro 396 da rodovia, a partir das 15h.
A ideia é fazer uma manifestação pacífica e ordeira, sem bloqueio de rodovia. O objetivo é chamar a atenção das autoridades federais e interromper essa proposta de aumento. A Ecosul administra 457,3 quilômetros de estradas no sul do Estado. Na BR-116, o trecho fica entre Camaquã e Jaguarão.
- É crucial que eles percebam o absurdo que está ocorrendo nesta região do Rio Grande. O aumento afetará severamente toda a economia local, já prejudicada pela localização dos pedágios - comenta o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP).
Piratini
O Palácio Piratini também reforçou as manifestações contrárias ao aumento. Em ofício encaminhado ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), pede que seja avaliada uma alternativa ao reajuste. Uma das hipóteses trazida pelo governador é ampliar o prazo da concessão como alternativa ao aumento.
28%
O reajuste de 2024 trouxe a recomposição dos índices inflacionários dos últimos dois, já que a última vez que o pedágio sofreu reajuste foi em novembro de 2022. Na ocasião, o valor da tarifa para carros subiu 23,5%, passando de R$ 12,30 para R$ 15,20.
Prorrogação
A concessionária voltou a pedir prorrogação de contrato ao governo federal. O pedido está em análise. O valor do pedágio cairia de R$ 19,60 para R$ 11.
Transporte de cargas
A Federação das Empresas de Logística e de Transportes de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul) pediu transparência e diálogo sobre a hipótese de prorrogação da Ecosul. O setor de transporte rodoviário de cargas responde por mais de 60% da arrecadação das rodovias pedagiadas.
- O custo logístico, sobretudo para o porto de Rio Grande, é muito agravado pela atual concessão - destaca o presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling.
Desde 1998
Originalmente, o contrato da Ecosul tinha 15 anos de duração. Começou a valer em julho de 1998 e deveria findar em 2013. Porém, no ano 2000, um aditivo prorrogou o vínculo até abril de 2026.