Os motoristas vão precisar ter um pouco mais de paciência. Todas as obras que ocorrem na BR-116, no trecho de São Leopoldo, não estarão prontas até o fim de 2023, como era previsto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
No novo cronograma, a conclusão dos viadutos na BR-116 e RS-240 ocorrerá até março de 2024. O excesso de chuva que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos meses é o principal fator da mudança de planejamento.
Se outubro for mais seco, há chance de algumas obras serem finalizadas em 2023. Mas o prazo é apertado.
A terceira faixa, que está sendo construída em ambos os lados da rodovia, entre a Estação Rodoviária e o viaduto da RS-240, está com obras mais atrasadas. Já as pontes sobre o Rio dos Sinos têm chances de serem entregues em dezembro.
Para cumprir o prazo, a empresa contratada pelo Dnit precisará concluir a terraplenagem e fazer a aplicação de asfalto. Dinheiro não é problema na obra. O governo federal repassou R$ 170 milhões para as construções que estão ocorrendo no trecho de São Leopoldo.
Melhorias na 116
Este é um contrato de R$ 392 milhões - valores de 2014 - que prevê uma série de ações em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência - inexequível, diga-se de passagem - de três anos.
O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.