A ideia surgiu há pouco mais de um ano. Porto Alegre poderá ganhar um letreiro com o próprio nome no topo do Morro da Polícia. Além do painel, um mirante para contemplação da paisagem também está previsto no projeto.
A estrutura de 142 metros de comprimento e 14 metros de altura é planejada para ser instalada em uma área privada, o que torna complexa a proposta. representantes da prefeitura e dos idealizadores já estão em contato com os proprietários do terreno.
As negociações estão ocorrendo, mas ainda não foram concluídas. E, segundo os envolvidos, ainda há questões não resolvidas.
- Estamos em compasso de espera em relação a algumas questões do terreno. São questões internas, que estamos resolvendo. Não podemos divulgar no momento - destaca o secretário Extraordinário Executivo para os 250 anos da Capital, Rogério Beidacki.
O que a coluna apurou é que o foco atual está na elaboração da documentação necessária para viabilizar a instalação dos letreiros e a criação de um novo parque no local. Há uma análise jurídica delicada que precisa ser superada para que o anúncio oficial possa ser feito.
Por enquanto, não há prazo para a instalação do letreiro. Mas o que se tem é a garantia de que a proposta segue de pé. E que ele será maior que o de Hollywood.
O projeto está sendo desenvolvido para a prefeitura de Porto Alegre pela empresa Capsula.ARQ. O orçamento estimado do letreiro é de R$ 1,3 milhão, mas o dinheiro não sairá dos cofres públicos. Quando a questão jurídica for resolvida, a prefeitura vai auxiliar na busca por investidores, para tirar o projeto do papel.
Ambientalistas dizem que a instalação do letreiro afetará fauna e flora e descaracterizará paisagem. Eles pedem que ocorra uma discussão no Conselho Municipal de Meio Ambiente. Se isso não ocorrer, informam que irão procurar o Ministério Público Estadual.
O Morro da Polícia possui 287 metros de altitude e também é conhecido como Morro da Embratel. Além das antenas, há vegetação natural e pouca infraestrutura no entorno do ponto previsto para abrigar o letreiro na cor branca. No projeto, também está prevista a construção de um mirante para contemplação.