O ritmo das obras tem chamado a atenção por quem passa pela região das avenidas Dr. Carlos Barbosa, Silva Paes e Gastão Mazeron, zona sul de Porto Alegre. Na região está sendo executada uma obra da Copa de 2014.
A duplicação da Avenida Tronco está em execução há onze anos. Dos 6,5 quilômetros de via que estão ganhando pista extra, 5,4 quilômetros já foram entregues, o que corresponde a 83% do traçado. O custo atualizado da obra é de R$ 120,1 milhões.
Resta finalizar 1,05 quilômetro. E o foco das intervenções está em dois pontos. Na região entre a Carlos Barbosa e a Rua Cruzeiro do Sul está sendo construída uma grande rótula.
Está ocorrendo a ligação de canos do abastecimento de água, além de pavimentação. A obra ainda contempla instalação de rede de energia e nova sinalização de trânsito.
O outro trecho é na Silva Paes, entre a Carlos Barbosa e General Gomes Carneiro. Estão sendo realizadas obras de terraplenagem e posteriormente ocorrerão pavimentação, instalação de rede de energia e nova sinalização de trânsito.
Apesar dos trabalhos ainda estarem longe do fim, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) confirma a intenção de entregar a circulação de veículos neste traçado de pouco 1,05 quilômetro até o fim de junho, ou seja, daqui a a 71 dias.
Já o término da duplicação da Avenida Tronco como um todo foi adiado. Em vez de terminar a obra no primeiro semestre, agora o prazo é até o fim do ano. No segundo semestre é previsto concluir algum reparo necessário na obra, além de concluir a instalação de sinalização, calçadas, muros e grama.
Um dos grandes motivos pelo atraso na execução dos trabalhos foi a necessidade de realocar 1.470 famílias, que residiam no traçado da duplicação. A última mudança só foi realizada em 2022.
A maior obra da Copa de 2014 em Porto Alegre
A duplicação da Avenida Tronco deveria ter sido entregue até junho de 2014. Estão sendo investidos R$ 129 milhões somente na duplicação, sendo assim a construção que mais exigiu recursos.
Resta um
A outra obra da Copa em andamento é a ampliação da Avenida Severo Dullius. A via está sendo aumentada em 1,9 quilômetro. A construção será finalizada em dezembro de 2023, dando fim a uma relação de 16 melhorias viárias, que consumiram muito mais tempo, paciência e dinheiro dos porto-alegrenses.