A Praça da Matriz, no Centro Histórico, voltou a receber cuidados. O trabalho está sendo executado por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Na quinta-feira (5), a coluna divulgou que o espaço verde necessitava de atenção. Sete meses depois da revitalização, bancos, muros e monumentos já estavam pichados. O calçamento com pedras portuguesas se soltava, bojos de postes de luz e lâmpadas estavam faltando.
Uma vistoria realizada nesta semana pela Smsurb apontou que a maioria dos danos foram causados por vandalismo ou por mau uso. Foram detectadas pedras soltas no passeio no entorno da praça e perto do Monumento a Júlio de Castilhos.
A equipe também identificou quatro bojos quebrados nos postes históricos, em torno do monumento. Os bojos e as lâmpadas foram repostos na terça-feira (10), e a iluminação foi revisada.
Os serviços de recolocação das pedras soltas e a pintura de bancos pichados serão executados até a semana que vem. Os canteiros foram limpos na semana passada.
Já sobre as pichações do monumento a Júlio de Castilhos, como o bem é tombado, cuidados extras precisam ser observados. A prefeitura está buscando a melhor forma de fazer a remoção e preservar a estrutura.
A praça recebeu R$ 2,39 milhões de investimento público durante um ano e dez meses. Depois de reinaugurada, em maio de 2022, os reparos deixaram de ocorrer.