Eles ainda existem, e não são poucos. Dos 497 municípios gaúchos, 47 deles ainda são acessados por estradas de chão batido.
A promessa é antiga. E a pavimentação ocorre em ritmo lento. Em 1994, por exemplo, o Rio Grande do Sul tinha 153 municípios sem acesso por asfalto.
Afeito a desafios, o deputado Juvir Costella (MDB) - que retorna ao cargo de secretário de Logística e Transportes (Selt) -, já informou qual será a sua principal bandeira para os próximos quatro anos: concluir a pavimentação para estas cidades.
Para os acessos municipais que necessitam de mais pavimentação, o planejamento de entrega é mais apertado. O da cidade de Garruchos, por exemplo, tem 60 quilômetros de extensão e custará R$ 130 milhões. Se casos como este já tiverem mais de 70% dos serviços executados, Costella já enxerga avanço. Nos demais, segundo ele, não há desculpas.
- Até 2026, 80% deles têm que estar concluídos e o restante em fase de conclusão. Isso é meta. Não dá para chegar em 2026 e dizer 'pois, é. Deu para fazer mais dois, três ou quatro'. É inadmissível. Nós temos como meta concluir 100% (dos acessos) - promete Costella.
Entre 2019 e 2022, 15 municípios ganharam acesso pavimentado. Para conseguir cumprir a promessa, o governo precisará triplicar as entregas. Atualmente existem 17 acessos em obras. Outros 12 estão em licitação ou em fase final de projeto. E 18 estão em processo mais atrasado. Estão ainda sendo projetados.
E não será por falta de dinheiro que as obras deixarão de ocorrer. No ano que vem, o governo deverá destinar R$ 1 bilhão entre investimentos novos e obras de manutenção do pavimento. O valor é semelhando ao que fora gasto em 2022.
Além dessa missão, Costella destaca a necessidade de melhorar as ligações regionais e voltar a investir em ferrovias. Sobre o futuro da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que o governador reeleito Eduardo Leite prometeu extingui-la, o novo secretário confirma que a intenção se mantém e isso ocorrerá quando a última rodovia administrada pela empresa for repassada para a iniciativa privada.
Costella foi o secretário de Transportes que conseguiu entregar a duplicação da RS-118, entre Gravataí e Sapucaia do Sul; obra que durou 14 anos. Além disso, na sua gestão, foi possível também realizar a construção de um viaduto na RS-040, em Viamão, que amenizou os congestionamentos na região.
17 municípios com acesso em obras:
01. Lagoa Bonita do Sul, RS-400;
02. Rolador, RS-165;
03. Travesseiro, RS-811;
04. Montauri, RS-447;
05. Senador Salgado Filho, RS-867;
06. Ivorá a São João do Polêsine e Acesso a Faxinal do Soturno, ERS-348;
07. São Martinho da Serra, RS-516;
08. Capão Bonito do Sul, RS-461;
09. Ponte Preta, RS-480;
10. Pinheirinho do Vale, RS-528;
11. Barra do Rio Azul;
12. Itatiba do Sul;
13. Centenário, RS-477;
14. Cruzaltense, RS-483;
15. Mariano Moro, RS-426;
16. Jari;
17. Lagoão.
12 acessos com obras para começar:
01. Alegria, RS-520 - em licitação;
02. São José do Inhacorá, ponte na RS-472 - em licitação;
03. Pinhal Grande, RS-149 - em licitação;
04. Ametista do Sul, RS-591 - em licitação;
05. Pedras Altas, RS-608 - em fase final de projeto;
06. Pirapó, RS-550 - em fase de projeto;
07. Cerro Grande do Sul, RS-715 - em licitação;
08. Benjamin Constant do Sul, RS-487 - em licitação;
09. Novo Tiradentes, RS-325 - em licitação;
10. São José das Missões, BR-386 - em fase final de projeto;
11. São Pedro das Missões, BR-386 - em fase final de projeto;
12. Nova Ramada - em licitação.
18 acessos em fase de atualização de projeto:
01. Amaral Ferrador;
02. Barão do Triunfo;
03. Dois Irmãos das Missões;
04. Engenho Velho;
05. Entre Rios do Sul;
06. Faxinalzinho;
07. Garruchos;
08. Mariana Pimentel;
09. Monte Alegre dos Campos;
10. Pinhal da Serra;
11. Quatro Irmãos;
12. Quevedos;
13. Santo Expedito do Sul;
14. São Valério do Sul;
15. Sede Nova;
16. Tunas;
17. Tupanci do Sul;
18. União da Serra.