Eles estão prontos desde fevereiro, porém fechados. Os quatro novos postos de fiscalização de transporte de cargas e de passageiros, enfim, serão inaugurados na BR-386 e na BR-101.
Num primeiro momento, as abordagens ainda não irão gerar multa. Elas terão caráter pedagógico.
A partir de segunda-feira (26), entre 7h e 19h, os motoristas destes veículos receberão orientações sobre como se dará a fiscalização nas balanças. Somente a partir de 1º de outubro é que os infratores serão autuados.
Os quatro postos foram erguidos entre outubro do ano passado e fevereiro de 2022. Na BR-101, eles estão localizados em Terra de Areia, nos quilômetros 41 e 49. Na BR-386, um deles está em Triunfo - no quilômetro 407 -, e outro em Fontoura Xavier - no quilômetro 262.
Quando estiverem em funcionamento, as balanças contarão com 13 funcionários da CCR ViaSul e supervisão da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).
Demora
As obras foram concluídas em fevereiro pela CCR ViaSul. Na ocasião, a ANTT as aprovou. Porém, posteriormente, uma nova resolução permitiu que os servidores da agência trabalhassem remotamente e não mais de forma presencial nestes postos. Em maio, técnicos da ANTT realizaram vistoria nos postos de pesagem e identificaram a necessidade de se fazer as adequações necessárias, o que foi executado pela concessionária.
Como funcionam
Cada posto de fiscalização realizará a pesagem dos veículos de carga. Um deles é a balança seletiva. Este dispositivo fica montado em uma pista paralela à rodovia por onde passarão todos os ônibus e caminhões em uma velocidade máxima de, até, 60 km/h. Em caso de detecção de alguma anormalidade, como excesso de peso, por exemplo, os veículos serão direcionados (através de semáforo) para a balança de precisão.
Na balança de precisão o veículo passa por uma nova pesagem, de forma a confirmar, ou não, tais anormalidades. Em caso de confirmação, o veículo é direcionado para o pátio, afim de ter a sua documentação analisada pelos responsáveis do posto de pesagem veicular. Caso contrário é redirecionado à rodovia.
No caso da confirmação de irregularidades, os fiscais da ANTT aplicam as sanções legais cabíveis de acordo com cada situação, podendo ser desde de uma notificação até a retenção do veículo para transbordo da carga excedente.