Obrigação contratual da CCR ViaSul, os quatro postos de pesagem que foram construídos na BR-386 e na BR-101 estão prontos. As estruturas foram erguidas entre outubro do ano passado e fevereiro de 2022.
Na BR-101, elas estão localizadas em Terra de Areia, nos quilômetros 41 e 49. Na BR-386, uma delas está em Triunfo - no quilômetro 407 -, e outra em Fontoura Xavier - no quilômetro 262.
Apesar das obras terem sido finalizadas há cinco meses, os imóveis estão fechados. Quando estiverem em funcionamento, as balanças contarão com 13 funcionários da CCR ViaSul e supervisão da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).
Em maio, técnicos da agência realizaram vistoria nos postos de pesagem. Eles identificaram a necessidade de adequações.
"Os postos de pesagem veicular da CCR ViaSul serão operados remotamente seguindo a Resolução 902/2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) conforme consta no Programa de Exploração Rodoviária. Em visita técnica realizada pela ANTT em maio, constatou-se que alguns ajustes se fazem necessários para a operação. Após as correções, os sistemas serão integrados com os sistemas da ANTT para o pleno funcionamento dos postos", informa nota enviada pela ANTT.
A concessionária responsável pelas rodovias informa que, em fevereiro, a ANTT recebeu as obras e as aprovou. Porém, posteriormente, uma nova resolução permitiu que os servidores da agência trabalhem remotamente e não mais de forma presencial nestes postos. A partir disso, a CCR está adaptando os prédios para atender a essa nova determinação.
"A CCR ViaSul ressalta que recebeu aprovação do órgão regulador ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) quando da entrega das edificações dos Postos de Pesagem Veiculares (balanças), em fevereiro de 2022.
Dessa forma, a Concessionária informa que, atualmente, realiza os estudos das adequações necessárias para a operação dos mesmos, junto ao órgão regulador, para o atendimento da Norma 902/2022 do Contran, publicada após a entrega das estruturas. O início da operação dos postos deve acontecer tão logo tais ações sejam implementadas".
Como funcionam
Cada posto de fiscalização realizará a pesagem dos veículos de carga. Um deles é a balança seletiva. Este dispositivo fica montado em uma pista paralela à rodovia por onde passarão todos os ônibus e caminhões em uma velocidade máxima de, até, 60 km/h. Em caso de detecção de alguma anormalidade, como excesso de peso, por exemplo, os veículos serão direcionados (através de semáforo) para a balança de precisão.
Na balança de precisão o veículo passa por uma nova pesagem, de forma a confirmar, ou não, tais anormalidades. Em caso de confirmação, o veículo é direcionado para o pátio, afim de ter a sua documentação analisada pelos responsáveis do posto de pesagem veicular. Caso contrário é redirecionado à rodovia.
No caso da confirmação de irregularidades, os fiscais da ANTT aplicam as sanções legais cabíveis de acordo com cada situação, podendo ser desde de uma notificação até a retenção do veículo para transbordo da carga excedente.