Os lugares preferidos da criançada estarão representados nos painéis instalados ao logo do muro da Mauá na próxima etapa de adoção do espaço. Os desenhos foram produzidos por estudantes de até oito anos da rede municipal de Porto Alegre, por meio de um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Ao todo, 34 desenhos criados por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública da Capital foram selecionados. Os cinco painéis eletrônicos estão instalados no trecho de 750 metros entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o acesso ao Embarcadero.
As crianças foram desafiadas a retratarem "Lugares que gosto de ir na cidade". A Usina do Gasômetro foi a que mais recebeu citações - 5 vezes.
As pracinhas que elas frequentam, o parque da Redenção, a estátua do Laçador e shopping center vieram logo atrás - com três citações cada. Ainda há referência para parques, bairro Restinga, prainha de Ipanema, Catamarã, Grenal, Mercado Público, estádio Beira-Rio, Monumento aos Açorianos e até a própria casa.
Nesta terceira temática do Muro da Mauá, a 13a Bienal do Mercosul será também retratada. Os nomes dos artistas ainda não foram revelados. Tampouco o que vão propor em suas lonas. As instalações começarão em agosto.
A recuperação do muro está sendo executada pelas empresas Sinergy e HMídia. A cada quatro meses o muro é totalmente repaginado. A primeira etapa trouxe registros históricos sobre a fundação do "porto dos casais". Após, foi a vez do aniversário de Porto Alegre ser retratado.
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura: o edital de concessão que o governo do Estado lançará para o Cais Mauá inclui a demolição da estrutura de concreto.