Há quatro anos, o trecho um da orla do Guaíba era inaugurado. De lá para cá, o espaço de lazer se consolidou e foi ampliado.
Entre 50 e 60 mil pessoas frequentam o local, por dia, somente aos finais de semana. A grande circulação traz desgastes, que já estavam sendo percebidos pelo público.
Há dez meses, o consórcio Gam3 Parks é o responsável pela conservação entre a Usina do Gasômetro e a rótula das Cuias e também do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Para tentar qualificar o serviço prestado, o grupo firmou parceria com a Talo - Melhorias Urbanas para melhorar o paisagismo dos espaços. Essa é a mesma empresa que administra a pista de skate do trecho três da Orla.
- Investir na qualificação visual da Orla e do Parque sempre foi um dos objetivos da concessionária. Agora, depois das ações iniciais, buscamos a Talo, uma empresa referência, para dar continuidade ao processo - destaca a diretora administrativa da GAM3 Parks, Carla Deboni.
Os trabalhos começaram em 13 de junho. Nesta primeira fase, gramados e jardins estão recebendo cuidado especial. Estão ocorrendo limpeza, corte de grama e jardinagem.
- Num primeiro momento, buscamos realizar e colocar em dia o corte de grama. Mas, também, adicionamos adubo e organizamos canteiros, replantamos mudas que foram depredadas e limpamos a área - detalha o CEO da Talo - Melhorias Urbanas, Gabriel Rezende.
O lixo que se acumula nas margens do Guaíba também será removido. De acordo com a GAM3 Parks, o que for possível reaproveitar será destinado para cooperativas de reciclagem. Os demais materiais serão encaminhados ao aterro urbano.
O contrato com a Gam3 Parks prevê 35 anos de concessão e investimentos de R$ 281,1 milhões. Nele haverá show de águas dançantes, de drones e projeção em tela d'água, botes motorizados e barquinhos de controle remoto.