Mais limpo, mais cuidado, mais visitado. O sítio do Laçador está ficando diferente.
Ainda não é a sua versão final, mas o espaço que recebe a estátua construída por Antônio Caringi está sendo repaginado. O local foi adotado pelas empresas Imobi, Sinergy e Midialand.
Desde março, o sítio foi limpo e pintado, ganhou nova jardinagem e recebe conservação. Além disso, as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre foram instaladas nos mastros.
A expectativa das empresas é inaugurar o local no domingo do dia 26 de junho. Até lá, ainda está sendo providenciada a colocação de um cercamento de vidro na base do monumento, onde também devem ser instalados painéis de led com informações históricas.
O comerciante que irá operar a banca de venda de comida, bebida e souvenir já foi escolhido. Ele deve começar a oferecer seus produtos próximo da data de inauguração, quando também devem entrar em funcionamento os painéis luminosos.
O sítio do Laçador também ganhará uma iluminação especial. Porém, esse serviço é de responsabilidade da IP Sul.
O investimento total da adoção é estimado em R$ 108 mil, além de um valor mensal de R$ 4,5 mil para manutenção durante os dois anos previstos no contrato – que pode ser prorrogado pelo mesmo período.
Como forma de remuneração, as empresas poderão explorar comercialmente espaços pré-determinados dentro do sítio. As três empresas também vão dar mais vida para o muro do Trensurb, entre a freeway e a trincheira da Ceará. O grupo venceu uma licitação para exploração dos painéis publicitários da região.
Laçador recuperado
Em fevereiro, foi concluída a recuperação da estátua do Laçador. Os trabalhos começaram em setembro. O investimento privado no monumento foi de R$ 803 mil, através da Lei de Incentivo à Cultura. Houve ainda um aporte da prefeitura de Porto Alegre, de aproximadamente R$ 90 mil.