Inspiração para a Fraport no modelo de uso do meio-fio, o aeroporto de Florianópolis cobra pelo acesso de veículos no terminal de passageiros há mais de dois anos e meio. O tempo de isenção e os valores arrecadados são iguais ao modelo de Porto Alegre, inclusive.
A intenção da empresa Floripa Airport é exatamente a mesma. Controlar melhor o estacionamento nestas vagas.
A administradora do terminal catarinense explica que estudos demonstraram que os 10 minutos de isenção eram suficientes para os deslocamentos necessários. E, assim como a Fraport ressalta, a cobrança não é fonte de receita.
Dias após o início da cobrança, o Procon da cidade catarinense chegou a notificar a Floripa Airport, solicitando que o tempo fosse ampliado em 15 minutos. Porém, o tempo de isenção foi mantido.
Segundo dados repassados para a coluna, 99,5% dos veículos que acessam o meio-fio do aeroporto não precisam pagar para usá-lo. Deixam o espaço dentro do período de isenção. Questionada sobre a quantidade de veículos que passam pelas cancelas diariamente, a Floripa Airport informou que não pode divulgar destes dados por causa da estratégia de negócios da empresa.
Uma diferença na comparação com o aeroporto Salgado Filho é que o sistema de cobrança em Florianópolis iniciou quando o novo terminal de passageiros foi inaugurado, em outubro de 2019. Dessa forma, os veículos que passaram a acessar o local, não foram surpreendidos apenas pelas cancelas, mas por toda a nova estrutura.
Aqui em Porto Alegre, a Fraport ainda não conseguiu solucionar o problema no sistema das cancelas. Como o sistema está em testes, as cancelas revezam momentos em que estão levantadas ou baixadas.