A novidade pegou a todos de surpresa. Quem acessou o aeroporto Salgado Filho, nesta terça-feira (10) se deparou com cancelas impedindo a entrada no terminal.
Filas de veículos se formaram. Diferente do que havia informado, a Fraport decidiu iniciar o controle de acesso, mas ainda sem cobrar por isso.
Apesar da confusão inicial, e de algumas reclamações, o primeiro dia de testes foi considerado positivo. De acordo com a administrado do terminal, não houve impacto na operação do aeroporto. Também não foram contabilizados atrasos em voos por causa da nova ação.
"Além disso, as eventuais filas só se formaram em horários-pico, mas entendemos que irão se dissipar à medida que as pessoas se acostumarem com o novo acesso", explica a Fraport por meio de nota.
Por fim, a empresa informa que os testes serão mantidos. Sendo assim, ainda não é possível afirmar a partir de quando iniciará a cobrança.
Quando entrar em funcionamento, o tempo de espera será de 10 minutos. Caso esse período seja excedido, serão cobrados R$ 20,00 a cada 10 minutos ultrapassados.
O pagamento poderá ser feito nos terminais de autoatendimento da Estapar - localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída. Se os motoristas precisarem ir ao estacionamento, usam o mesmo bilhete que retiraram na cancela de entrada e depois na de saída. só pagam o valor referente à utilização do período.
A administradora do terminal adiou o funcionamento das cancelas em duas oportunidades: 25 de abril e 2 de maio. Na primeira ocasião, a justificativa foi dar mais tempo para adaptação. Na segunda, falhas no sistema.
Desde então, a Fraport informa que vem realizando testes diários para resolver o problema. O Ministério Público Federal já pediu explicações da empresa sobre essa intenção de cobrar pelo acesso ao aeroporto.