O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis tem potencial à altura da cidade e também de Santa Catarina. O terminal, inaugurado na noite de sábado (28), terá capacidade para movimentar 8 milhões de passageiros por ano, contra 4 milhões do antigo aeroporto, que será fechado.
— Estamos multiplicando a capacidade do aeroporto e com certeza isso vai atrair mais gente pra cá, vai permitir maior operação de pousos e decolagens, vamos poder aumentar a oferta de voos para Santa Catarina — disse o ministro durante a cerimônia de inauguração.
Na obra, foram investidos R$ 570 milhões. São 13 portões de embarque e 10 fingers (pontes de embarque), sendo dois com espaço para receber aeronaves de grande porte, usadas em voos intercontinentais, como o Airbus A380 e o Boeing 747.
Operações terão início no dia 1º de outubro
Administrado pelo grupo suíço Zurich Aiport, o novo terminal começa a operar no dia 1º de outubro, com o primeiro voo programado para sair às 4h. De acordo com o diretor da Floripa Airport, braço do grupo suíço que vai administrar o aeroporto, Tobias Markert, a nova administração está trabalhando para a implantação deste tipo de voo internacional. Na semana passada, a empresa argentina Flybondi anunciou que vai operar voos entre Buenos Aires e Florianópolis a partir de dezembro.
— Agora estamos aptos a operar uma aeronave da TAP (empresa aérea de Portugal), por exemplo.
Segundo Markert, a construção do aeroporto também trouxe como proposta transformar o espaço em um lugar de encontro, onde as pessoas optem por permanecer mais tempo. Foi criado um espaço externo, batizado de Boulevard 14/32, com área de alimentação, serviços e entretenimento, que deve abrigar uma agenda de eventos com shows e exposições. Há ainda um terraço panorâmico, permitindo a visão dos pousos e decolagens.
— A gente quer atrair o público que não é passageiro, o público em geral — afirmou.
Com a inauguração do novo terminal, o antigo será desativado, mantendo apenas, por enquanto, as operações de carga. A nova administração ainda estuda o que fazer com as instalações antigas.
— Não temos uma definição por não ter tido tempo de olhar e de estudar e agora, depois da inauguração, teremos tempo de olhar isso com mais atenção — defendeu Market.
Mais interesse por leilões
De acordo com o executivo, a Zurich Airport, que também administra no Brasil os aeroportos de Vitória (ES) e Macaé (RJ) e tem 25% de participação no Consórcio BH Airport — administrador do Aeroporto de Confins (BH) —, tem interesse em participar de outros leilões de concessões programados pelo governo.
A próxima rodada de leilões está marcado para 2020, quando o governo deve leiloar 22 aeroportos. De acordo com Market, o grupo suíço tem interesse em participar do certame, que incluirá a disputa de terminais gaúchos de Pelotas, Uruguaiana e Bagé.
— Temos interesse em todas as opções (previstas) para o futuro no Brasil.
* O repórter viajou a convite da Floripa Airport.