Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

Concessão 
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Um estreante e outro que volta à ativa: quem são os vencedores do leilão de rodovias no RS 

Essa foi a terceira investida destas empresas em solo gaúcho

Jocimar Farina

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Jefferson Botega / Agencia RBS
Complexo viário em Caxias do Sul, com a RS-122 e RS-453, no acesso a Flores da Cunha, pertence ao bloco 3

O consórcio Integrasul, formado pelas empresas paranaenses Gregor; e Silva e Bertoli; terá uma grande missão pela frente. Ao se confirmar o resultado do leilão realizado nesta quarta-feira (13), os novos gestores assumirão a administração de uma das mais importantes rodovias estaduais do Rio Grande do Sul, que é a RS-122. A rodovia faz a ligação mais rápida entre as duas cidades mais pujantes do Estado: Porto Alegre e Caxias do Sul. 

Caberá às empresas cuidar, ao todo, de 271,5 quilômetros em cinco rodovias, sendo quatro da Serra e uma Vale do Caí. Serão R$ 3,4 bilhões em investimentos durante uma concessão de 30 anos. 

Essa não é a primeira vez que o governo gaúcho repassa estradas de sua competência para a iniciativa privada. Porém, será a estreia de uma das empresas do consórcio neste ramo específico. 

A Silva & Bertoli é de Curitiba. Ela tem atuação em oito estados brasileiros. Ela é dona da construtora Neovia, com atuação em obras no Rio Grande do Sul - principalmente em recuperação de rodovias federais. Um dos serviços realizados foi a recuperação emergencial do asfalto da freeway quando terminou a concessão da Concepa na freeway. 

Já a Gregor, da cidade paranaense de Araucária, tem como atividade principal aluguel de imóveis próprios. Porém, ela já atuou em uma concessão, entre os anos de 2013 e 2019. Com a subsidiária Greca Distribuidora de Asfaltos, ela atuou na concessão de 436,6 km da BR-050, entre o entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), até Delta (MG), na divisa com o Estado de São Paulo.

E não foi por falta de tentativas que o consórcio já não estava atuando no Rio Grande do Sul. Em duas oportunidades eles ficaram em segundo lugar nos leilões que participaram. 

A primeira foi em novembro de 2018, quando o governo federal ofereceu a freeway, BR-386, BR-101 e Rodovia do Parque. Na ocasião, o grupo Integrasul apresentou a proposta menos vantajosa, com deságio de 27% do que fora proposto pelo governo. O leilão foi vencido pela CCR ViaSul, que propôs desconto de 40%

A segunda tentativa foi em dezembro de 2020, quando o Palácio Piratini ofereceu a RS-287 às empresas. O consórcio Integrasul ofereceu a segunda melhor proposta, com deságio de 35%. Mas o leilão foi vencido pelo grupo Sacyr, que apresentou deságio de 54%.

Houve ainda uma participação, em setembro de 2019. Na ocasião, a empresa Silva e Bertoli disputou sozinha a concessão da BR-364 e BR-365, entre Minas Gerais e Goiás. Ela também ficou em segundo lugar.


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