Desde sexta-feira (18), quem passa pela orla do Guaíba pode ter notado a presença de novas placas. Nove delas foram instaladas num trecho de 7,5 quilômetros da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, da Usina do Gasômetro até o BarraShoppingSul.
As placas informam sobre a presença de ciclistas na pista, fora da ciclovia. Dessa forma, os esportistas ganham um espaço específico para treinos de alta velocidade em Porto Alegre.
A ideia anterior era fechar parte da avenida em determinados dias e horários. Porém, a via será compartilhada com os carros. Também não foi estipulado um período específico para esses treinos. Dessa forma, os ciclistas poderão usar a avenida em qualquer momento.
Apesar disso, as assessorias que treinam atletas serão orientadas a usar a via para este fim até as 7h da manhã, quando há menor fluxo de veículos.
A proposta foi apresentada pela vereadora Mari Pimentel (Novo) para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em junho de 2021. A parlamentar criou uma vaquinha virtual com objetivo de angariar recursos para a compra da nova sinalização.
Foi possível arrecadar R$ 3,48 mil, que foram usados para aquisição das nove placas. Uma resolução de 2021 autoriza a EPTC a receber doações de pessoas físicas ou jurídicas para fins como este.
— É uma entrega para a cidade e para os atletas que treinam quase diariamente no trecho. Nosso objetivo é mostrar que o ciclismo de velocidade faz parte da via e, com isso, tornar o esporte mais seguro a partir da conscientização dos motoristas — destaca a vereadora.