Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

Não há luz, e nem é túnel
Notícia

Mais de um ano depois da inauguração parcial, iluminação da nova ponte do Guaíba ainda é precária

Prefeitura de Porto Alegre é a responsável pela manutenção das lâmpadas

Jocimar Farina

Enviar email

Três meses depois de mostrar a falta de iluminação na nova ponte do Guaíba, GZH voltou ao local e identificou o mesmo problema. O breu em alguns pontos da travessia só não é pior por conta dos faróis dos veículos. 

Os postes estão lá, porém, nem todos estão funcionando. A iluminação foi instalada pela construtora Queiroz Galvão. 

Até agosto de 2021, a manutenção das lâmpadas era de responsabilidade da empresa, junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Depois desta data, caberia à prefeitura fazer os investimentos necessários. 

Em dezembro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou que o projeto para gerenciamento da iluminação estava sendo finalizado. Era questão de dias para que a concessionária IPSul passasse a atuar de forma definitiva na região.

Porém, a área da nova ponte ainda está sendo incorporada ao contrato da empresa responsável pela iluminação na capital. Enquanto isso, a concessionária tem feito reparos pontuais, mas o problema persiste, o que pode sugerir que há uma sobrecarga de energia no local, que estaria desarmando o sistema.

"A antiga gestão da prefeitura assumiu a iluminação da nova ponte, quando o contrato da construtora responsável ainda estava em vigor. Porém, não foi repassada a ordem de serviço para a IPSul, que assumiu a gestão do parque de iluminação pública em outubro de 2020. Desde então, a concessionária tem feito reparos pontuais. O último foi realizado no fim de semana dos dias 12 e 13 de março e o problema voltou ao longo da semana, o que pode sugerir que há uma sobrecarga de energia no local que desarma o sistema", informa nota da SMSurb.

Enquanto isso não ocorre, a SMSUrb informa que os reparos pontuais estão previstos para ocorrerem até terça-feira (22) pela construtora responsável pela obra, a Queiroz Galvão. Porém, o Dnit informa que não foi oficiado sobre esse pedido.

E não é só a iluminação que funciona pela metade. Um ano e três meses depois da inauguração, a nova ponte segue liberada parcialmente. Não há qualquer previsão de quando as quatro alças restantes serão finalizadas.


Íntegra da nota enviada pela SMSurb:

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa que a área da ponte do Guaíba ainda está sendo incorporada ao contrato com a concessionária IPSUL (PPP da iluminação pública da Capital), que apontou a necessidade de ajustes no sistema de iluminação implantado quando a estrutura foi construída. Tais ajustes estão em análise técnica e jurídica e a SMSUrb já entrou em contato com o DNIT para que o órgão tome providências junto à construtora da ponte.
A antiga gestão da prefeitura assumiu a iluminação da nova ponte, quando o contrato da construtora responsável ainda estava em vigor. Porém, não foi repassada a ordem de serviço para a IPSul, que assumiu a gestão do parque de iluminação pública em outubro de 2020.
Desde então, a concessionária tem feito reparos pontuais. O último foi realizado no fim de semana dos dias 12 e 13 de março e o problema voltou ao longo da semana, o que pode sugerir que há uma sobrecarga de energia no local que desarma o sistema.
Em relação a esses pontos apagados apontados pela reportagem, os reparos estão previstos para serem realizados entre hoje e amanhã pela empresa responsável pela construção da ponte.




GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha +

15:00 - 16:30