Mais um passo foi dado para poder iniciar uma nova obra na RS-118. A intervenção é necessária para acabar com o congestionamento iniciado antes mesmo da entrega da duplicação da rodovia.
A construtora Sultepa foi a empresa que apresentou a melhor proposta. A construção de um viaduto no quilômetro 21, em Gravataí, irá custar R$ 28 milhões.
O valor é um pouco menor do que fora calculado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que estimava gastar até R$ 29,91 milhões.
As empresas SBS e Traçado foram as demais interessadas na obra. A licitação ainda está em fase de recursos.
Assim que o resultado for homologado, o contrato for assinado e a ordem de início for dada, as obras precisarão ser executadas em 18 meses. O viaduto terá extensão de 1,4 quilômetro e irá disciplinar melhor o trânsito no cruzamento com a RS-030 e com o acesso ao Distrito Industrial de Gravataí.
Duplicação
A entrega da duplicação da RS-118 completou um ano e três meses. Desde o começo das obras, em julho de 2006, foram entregues quatro viadutos e uma ponte, além de outras travessias menores que foram construídas. Foram 14 anos e meio de trabalhos para duplicar os 21,5 quilômetros. É como se 1,5 quilômetro fosse concluído a cada ano.
Pedágio
O governo planeja repassar a conversão da rodovia para a iniciativa privada. Assim, seria possível não só realizar a manutenção da estrada, como também duplicá-la até Viamão. Essa ampliação de pista ocorreria até o quinto ano de contrato. Empresários, porém, têm se mostrado contra essa ideia.