Tão aguardada, enfim, a ampliação da Rua Anita Garibaldi já está em execução. Desde quarta-feira (10), está ocorrendo a retirada de vegetação de dentro do Country Club. Esse serviço é o primeiro passo antes da execução do prolongamento da via.
Os trabalhos serão executados pela construtora Coesul e vão durar sete meses. A principal mudança é a conexão com a Rua Túlio de Rose, passando por uma área que o Country Club doou ao município.
- Trata-se de um trecho de via totalmente novo, com duas faixas de veiculo por sentido, com melhorias em drenagem, acessibilidade e paisagismo. É mais uma obra que se inicia, e que se soma aos diversos investimentos em infraestrutura e mobilidade que Porto Alegre tem recebido -, destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
Haverá alargamento de 900 metros da Anita Garibaldi. O investimento será de R$ 16 milhões. A obra é uma uma contrapartida do Iguatemi para a expansão do shopping em Porto Alegre.
- É, de fato, uma construção muito complexa, um investimento significativo do Iguatemi, em função da última ampliação que eles tiveram. Temos os projetos aprovados. Temos a licença ambiental da obra, que é tão importante para a cidade como um todo - comemora o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm.
Serão executados serviços de terraplenagem, pavimentação, novas redes de água e esgoto, drenagem, redes elétricas, iluminação, calçada, ciclovia e sinalização.
- A compatibilização com a obra do Arroio Areia irá melhorar substancialmente a região, tanto do ponto de vista da mobilidade urbana, quanto do ponto de vista da drenagem -, ressalta a procuradora-geral adjunta de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente, Eleonora Serralta.
Além das alterações na Rua Anita Garibaldi, o termo de compromisso prevê outras obras já executadas, como o alargamento da Avenida João Wallig, instalação de sistema de controle de tráfego na Avenida Nilo Peçanha e construção de 4,9 quilômetros de ciclovias. No total, as contrapartidas somam o valor de R$ 32 milhões.