Alternativa viária para ajudar a desafogar o trânsito na Zona Norte prevista no Plano Diretor de Porto Alegre, o prolongamento da Rua Anita Garibaldi está mais perto de sair do papel. Na lista das contrapartidas de obras do Shopping Iguatemi, o trecho de mais de 500 metros deve ser executado pelo empreendimento, e o documento que prevê os termos do acordo está em fase final de negociação entre a empresa e a prefeitura. No início do mês, foi assinado um termo de compromisso para o Executivo receber uma área do Country Club que será usada no prolongamento até a Avenida João Wallig.
Conforme especialistas em transportes, a extensão da via é "necessária" à região, onde empreendimentos imobiliários e comerciais multiplicaram-se na última década. Ela deve ajudar a aliviar, principalmente, o fluxo na Avenida Nilo Peçanha, que recebe mais de 70 mil veículos por dia.
— É uma coisa boa para a cidade, porque hoje tem muitos pontos de atração de tráfego naquela região, o que faz com que a Nilo Peçanha esteja entupida em quase todos os horários — diz o doutor em transportes João Fortini Albano.
No traçado previsto no Plano Diretor, o prolongamento da Anita se daria no trecho que atravessa parte do terreno do Country Club e chega até a Avenida João Wallig, nas proximidades do Shopping Iguatemi — o antigo projeto, baseado no documento de 1979, deve passar por ajustes. A extensão da Anita resultaria em uma via paralela à Nilo Peçanha que serviria de alternativa para o trajeto entre a João Wallig e a Terceira Perimetral.
Obra da Copa considerada estratégica para a melhoria do fluxo na região, a Trincheira da Anita só deve ser entregue no ano que vem.
Para o professor da Escola Politécnica da PUCRS Rafael Roco de Araújo, o prolongamento da Anita Garibaldi é um complemento "importante" para que a via se torne uma alternativa paralela à Avenida Nilo Peçanha nos trajetos entre o Centro e a Zona Norte.
— Um dos grandes problemas da mobilidade em Porto Alegre é que se ataca pontualmente determinadas coisas, mas não se pensa de forma sistêmica. A Anita é um beco sem saída, porque não tem uma ligação direta com uma via importante. É óbvio que alguma coisa deve ser feita com ela, ainda mais pela explosão imobiliária que teve à sua volta — avalia.
Ainda não há previsão de início ou prazo para a entrega do prolongamento da Anita. Um dos principais impasses para a execução da obra se resolveu no dia 5, quando o Country Club oficializou que o restante da via poderá passar em parte do seu terreno.
— A obra nunca foi feita porque tinha vários complicadores. O principal complicador para a execução da obra era um acordo com o Country Club — lembra o diretor-presidente da EPTC durante a gestão passada, Vanderlei Cappellari.
Segundo o presidente do Country Club, Paulo Afonso Feijó, as negociações começaram a avançar no fim do ano retrasado, ainda na gestão Fortunati, mas tiveram encaminhamento definitivo quando Ricardo Gomes assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O acordo entre a prefeitura e o clube desapropriou 21 mil metros quadrados de área, dos quais 6,5 mil foram doados pelo Country Club. O restante foi indenizado em índice construtivo que deve ser utilizado nos empreendimentos imobiliários e comerciais previstos para as quatro "esquinas" do Country Club.
— Sempre foi muito difícil, perante um clube com muitos sócios, chegar a um consenso. Começamos a conversar com o governo Fortunati, através do Sebastião Melo. Mas a solução definitiva veio com o Ricardo Gomes, que envolveu a PGM (Procuradoria-Geral do Município) e as secretarias. Aí chegamos a um consenso — conta Feijó.
Alternativas para mitigar o trânsito não evitam lentidão
Somente nos últimos três anos, pelo menos três grandes empreendimentos incrementaram a circulação na região: a ampliação do Shopping Iguatemi, o centro comercial Viva Open Mall e a Unisinos. Para tentar amenizar o impacto no trânsito, a EPTC implantou, em 2016, um sistema de "sinaleiras inteligentes" na Nilo Peçanha, que faz a contagem de veículos e reorganiza os tempos dos semáforos conforme o fluxo. Também foram feitas ampliações em faixas de tráfego ao longo da Nilo, na Avenida João Wallig e na Avenida Túlio de Rose, foi eliminado o terceiro tempo do semáforo criando conversão à esquerda por laço na intersecção da Avenida Túlio de Rose com a Rua Antonio Carlos Berta, e foi realizada uma execução de trecho da Rua Valdir Antônio Lopes para possibilitar conversão à esquerda na Tomaz Gonzaga, além de alterações na sinalização.
Apesar das alternativas para mitigar os reflexos dos novos empreendimentos na região, o movimento intenso na Nilo Peçanha é um dos principais geradores de estresse para quem acessa os bairros do entorno de carro. Para os moradores, intervenções viárias como o prolongamento da Anita são vistas como "fundamentais" para uma melhoria efetiva da situação atual.
— Hoje, na Nilo Peçanha, o engarrafamento não tem mais horário. Está realmente um inferno. A região cresceu muito, o que trouxe muito movimento. Aumentando a condição de circulação da Anita, vai ser excelente — diz o presidente da Associação dos Moradores da Bela Vista, Boa Vista e Mont' Serrat (Amobela), Luiz Felipe Ranzolin Irigaray.
Os principais gargalos no trânsito da região atualmente, segundo a EPTC, estão na Avenida Nilo Peçanha, na interseção com a Avenida Carazinho e a Rua Carlos Trein Filho, em frente ao Colégio Anchieta e à Unisinos e nas proximidades do Iguatemi. Na Anita Garibaldi, o trânsito apresenta lentidão nas proximidades da obra da trincheira. Os horários mais problemáticos são entre as 7h e as 9h e entre as 17h e as 19h — na Nilo, entre o meio-dia e as 14h, também há aumento de fluxo.
Contatada por GaúchaZH, a prefeitura de Porto Alegre afirmou que não se manifestaria sobre o projeto e os prazos antes da assinatura dos "termos legais" com o Iguatemi. O shopping, em nota, "esclarece que os investimentos dos projetos de contrapartida seguem em análise".
Também em nota, a EPTC diz considerar que "as intervenções ao longo dos anos têm absorvido o crescimento do tráfego dos diversos empreendimentos de grande porte previstos pelo Plano Diretor com alguns atrasos pontuais nos horários mais carregados".