A Unisinos realiza nesta quinta-feira (15) a cerimônia de entrega das chaves do campus de Porto Alegre, oficializando a conclusão da obra do novo espaço para o ensino superior na Capital. A construção teve início há 23 meses, com valor investido de aproximadamente R$ 200 milhões, em uma área total construída de 55 mil m².
São três prédios com cobertura verde e irrigada a partir do sistema de captação da água da chuva, que envolve também reservatório e tratamento. A torre estudantil está concluída, com oito andares e capacidade de receber até 8 mil alunos em três turnos. O prédio possui 90 salas de aula, laboratórios e biblioteca.
Um dos blocos é o chamado Espaço Unisinos, local que será aberto ao público com ambientes de convivência e 36 espaços comerciais que serão ocupados por estabelecimentos como restaurantes, farmácia, gráfica, cafeterias, livrarias e bancos. O Espaço tem a estrutura pronta e ainda terá ajustes de acabamento nos próximos meses conforme o diretor do campus Cristiano Ritter.
O outro prédio é onde fica o Teatro Unisinos, que poderá receber até 600 espectadores. Ele tem a parte externa concluída, deve ficar pronto até abril e tem inauguração prevista para ocorrer até o final do primeiro semestre de 2017.
As obras de acesso ao campus envolvem o alargamento da Avenida Nilo Peçanha, com uma faixa a mais, além de uma ciclovia e de uma passarela, que liga a universidade ao Colégio Anchieta, com acesso público pelas calçadas. O campus tem mais de mil vagas de estacionamento, além de bicicletário.
As aulas começarão em 20/03, com 34 cursos de graduação, quatro mestrados acadêmicos, quatro mestrados profissionais, quatro doutorados, 26 MBAs, dois MBEs, 8 pós-MBAs e 34 Especializações.
Serão seis cursos de graduação a mais em relação aos que existem hoje em Porto Alegre, com aulas que eram realizadas em um espaço na Rua Luiz Manoel Gonzaga, atrás do Colégio Anchieta, onde haverá atividades de laboratórios.
A seleção dos novos alunos para o próximo semestre por meio de vestibular já ocorreu. Ao todo, 2 mil estudantes terão aulas no novo campus.