As câmeras de monitoramento da BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, completaram dez anos de funcionamento em 2021. Porém, a maior parte dos 23 equipamentos instalados passa mais tempo desligada do que em operação. Elas estão inoperantes devido a falta de manutenções periódicas.
Tentando reverter essa situação, a superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul (PRF-RS) vem buscando uma solução há pelo menos dois anos. E, agora, irá conseguir encaminhar também uma ampliação na fiscalização.
Uma licitação foi lançada para contratar empresa que irá fazer a instalação 30 câmeras, e não só na BR-116. A ideia é levar a tecnologia para a BR-386, freeway e BR-290 (veja abaixo os locais).
Segundo a PRF, o trecho de monitoramento que será contemplado abrange aproximadamente 65 quilômetros de rodovias federais. Elas serão usadas com a finalidade de monitoramento de tráfego, fiscalização e atividades de inteligência.
As propostas dos interessados serão conhecidas em 16 de novembro. O contrato tem prazo de 2 anos. E a PRF tem previsão de investir até R$ 936 mil neste período.
"As imagens são processadas em tempo real e apresentam um volume de tráfego elevado por se tratarem de informações utilizadas nas atividades de monitoramento e fiscalização do trânsito, serviço de inteligência e no atendimento ao cidadão. Com isso, as especificações partem do princípio que a solução a ser contratada deverá ter alta disponibilidade, desempenho e segurança", descreve o edital.
A empresa também precisará dar suporte técnico durante oito horas, em cinco dias da semana. Ela também precisará proporcionar possibilidade de aumento de equipamentos em caso de expansão no número de câmeras.
Dez anos
A PRF investiu R$ 2 milhões na compra dos primeiros equipamentos da BR-116. A partir de agosto de 2010, por um período de sete meses, a empresa que venceu a concorrência instalou e testou as câmeras. Em março de 2011, elas foram entregues oficialmente para a superintendência.
Segundo dados divulgados pela PRF, 1950 motoristas foram multados entre setembro e dezembro de 2011. Em 2012, esse número chegou a 2912 durante todo o ano. A maior parte das infrações identificadas eram de caminhões transitando na faixa da esquerda e carros estacionando em local proibido.
Pontos a serem monitorados:
BR-116, em Novo Hamburgo = 3 equipamentos
BR-116, em São Leopoldo = 8
BR-116, em Sapucaia = 2
BR-116, em Esteio = 1
BR-116, em Canoas = 8
BR-116, em Porto Alegre = 1
BR-386, em Canoas = 1
Freeway, em Porto Alegre = 1
BR-290, em Eldorado do Sul = 5