A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o primeiro termo aditivo ao contrato de concessão da CCR Via Sul. Nele, a empresa recebe a permissão para criar mais pontos de apoio e parada aos usuários da freeway.
Na prática, a decisão autoriza que novos empreendimentos surjam às margens da rodovia. Não há restrição para o tipo de imóvel, que pode ser desde um novo posto de combustível, a uma loja de departamento ou um conjunto residencial. A condição para isso é que sejam criados pontos de descanso para caminhoneiros.
Os interessados já podem elaborar projeto e mandar o levantamento para a CCR ViaSul. Com base na documentação, a concessionária faz a avaliação com sua equipe de engenharia. Se o material estiver de acordo, o projeto é repassado para a ANTT para que seja feita a análise de viabilidade.
Não há limite para criação destes acessos. Os pedidos já podem ser protocolados. A CCR ViaSul garante que estes novos acessos não irão tirar da freeway o caráter de via rápida.
Em fevereiro, a CCR ViaSul entregou as obras que criaram mais acessos para as cidades de Cachoeirinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Osório. O pleito era uma reivindicação antiga dos moradores, principalmente de Cachoeirinha e Gravataí.