Um dos monumentos mais famosos e polêmicos de Porto Alegre entrou na radar da prefeitura. A escultura das Supercuias poderá sofrer um reposicionamento.
Instalado às margens da Avenida Edvaldo Pereira Paiva desde 2004, o monumento deverá ganhar mais visibilidade. A ideia faz parte de um projeto maior, que pretende levar o projeto da Rua João Alfredo para mais quatro regiões de Porto Alegre.
A famosa rua do bairro Cidade Baixa começou a ser revitalizada há dois anos. A via ganhou sinalização provisória, o que aumentou o espaço para circulação de pedestres e diminuiu o de carros.
Ainda inacabada, a ideia já inspirou a prefeitura e repetir a ação em outras regiões da cidade. A mesma empresa que desenvolve o primeiro projeto foi contratada para estender os estudos para mais quatro regiões. A Encop Engenharia terá prazo de um ano para desenvolver os levantamentos necessários. Para isso, receberá R$ 587,40 mil.
O recurso vem de um financiamento da prefeitura com a Corporação Andina de Fomento (CAF). De acordo com o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, as intervenções visam tornar as áreas mais cômodas, harmoniosas, seguras e acessíveis para pedestres, ciclistas e veículos.
Mas onde entra a escultura das Supercuias?
A área mais extensa, que receberá intervenção, será a Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, da Avenida Borges de Medeiros até a Rótula das Cuias. O trecho deverá ter caminho de pedestres ao longo do canteiro central, iluminação cênica.
A rótula ganhará área para a permanência das pessoas. A prefeitura também sugere reposicionar a escultura Supercuia para dentro da rotatória, onde hoje existe duas pequenas árvores e um coqueiro. Ela sairia dos primeiros metros da Edvaldo Pereira Paiva e seria deslocada para dentro da rótula, onde a Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto muda de nome.
A ideia é que o ambiente favoreça as pessoas a tirarem selfies do monumento. A via deverá ganhar ciclofaixa em cada lado, faixa preferencial para transporte coletivo e redução de velocidade de circulação.
A Avenida Júlio de Castilhos também foi inserida. A revitalização prevê melhorias entre a Rua Vigário José Inácio e a Rua Chaves Barcellos.
O objetivo é aumentar a segurança viária e reduzir os casos de atropelamentos. O projeto deverá prever alargamento de calçadas, inclusive nos terminais de ônibus, criação de ciclovia em ambos sentidos, melhoria do ambiente na área sob o camelódromo, reforço da sinalização no corredor de transporte coletivo, instalação de semáforos, controle eletrônico de velocidade, lombada, entre outras melhorias.
A terceira região envolve a Rua General Câmara, entre a Rua dos Andradas e a Rua Sete de Setembro; a Rua Sete de Setembro, entre Rua General Câmara e Avenida Borges de Medeiros; e Avenida Salgado Filho, entre Rua Marechal Floriano Peixoto e Avenida
Borges de Medeiros. Deverão ser removidos obstáculos para circulação de pedestres, criação de iluminação cênica, melhoria nos cruzamentos a fim de privilegiar a circulação de ciclistas e pedestres.
O entorno da Praça Daltro Filho é a última área do projeto. Alargamento de calçadas, iluminação cênica, reordenamento nos cruzamentos das vias com objetivo de privilegiar a circulação de ciclistas e pedestres.